Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9253
Title: A desigualdade de gênero nas empresas : um estudo sobre as diferenças sociais entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
Authors: FERREIRA, Weverson Alpídio da Silva
GUASTALDI, Alexandre dos Santos
Advisor: FASSA, Jeferson Fernandes
type of document: Monografia
Keywords: Desigualdades;Homens;Mulheres;Mercado de trabalho;Socialização
Issue Date: 7-Dec-2021
Publisher: 037
Citation: FERREIRA, Weverson Alpídio da Silva; GUASTALDI, Alexandre dos Santos. A desigualdade de gênero mnas empresas : um estudo sobre as diferenças sociais entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso (CursoTécnico em Recursos Humanos) da Etec "Frei Arnaldo Maria de Itaporanga". Votuporanga/SP. 2021.
Abstract: A entrada da mulher no mercado de trabalho ocorreu devido a necessidade de sua contribuição nos serviços que estavam ligados ao ganho financeiro da família. Ao longo dos anos mudanças importantes têm ocorrido na participação das mulheres do mercado de trabalho e a cada dia vem se consolidando tornando um processo de incorporação do contingente feminino, um fenômeno social e persistente. Este trabalho analisa a evolução da mulher no mercado de trabalho, as melhorias das leis trabalhistas em relação as mulheres. Seguindo uma tendência global as mulheres serão líderes neste milênio. O que se espera é que as mulheres superem os homens nos postos de trabalho, pois ao longo de sua história fizeram grandes transformações tanto na abrangência do campo de trabalho, tanto nas conquistas de melhores leis trabalhistas que fortalecem a empregabilidade das mulheres. As conquistas dentro da Consolidação das Leis Trabalhistas. Pode – se notar uma diminuição da contribuição de renda do trabalho masculino e, de outro lado um crescimento da contribuição do trabalho das mulheres. O Brasil é o país que apresenta um dos maiores graus de desigualdade de gênero e no trabalho; são expressas por segregação ocupacional e diferenças de rendimentos. O capital humano é considerado um fator e efeito do crescimento econômico pois aumento o crescimento familiar. Hoje em dia os postos de trabalho já foram invadidos pelas mulheres, sendo elas mais sensíveis, persistentes e criativos, enfrentando dupla jornada com os afazeres domésticos. Portanto cabe a essa leitura elucidar os vieses desse contexto.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9253
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - A DESIGUALDADE DE GÊNERO NAS EMPRESAS.pdf400.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.