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Title: Guia para a gestão estratégica em empresas
Other Titles: Guide to strategic management in companies
Authors: MAGORBO JUNIOR, Dárcio Antonio
Advisor: OLIVA, Rafael Augusto
type of document: Monografia
Keywords: Gestão de negócios;Estratégia organizacional
Issue Date: 20-Dec-2018
Publisher: 275
Citation: MAGORBO JUNIOR, Dárcio Antônio. Guia para a gestão estratégica em empresas. 2018. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2018.
Abstract: O cenário atual do mercado é altamente competitivo e acirrado, obrigando quem nele atua, estar sempre preparado para garantir seu espaço e conseguir captar clientes e crescer. Isso ocorre quando os produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa, conquistam os clientes e fidelizam os mesmos, aumentando seu lucro e conquistando mercado. Porém, nada disso é possível, sem uma gestão estratégica eficiente, que mobilize todos os recursos internos e externos da empresa, utilizando de ferramentas e análises disponíveis, para identificar suas fraquezas, forças, atuação do concorrente, entre outros. Para isso, é necessário a busca de materiais que auxiliem na gestão e dê apoio para a tomada de decisão. Contudo, muitas empresas não sabem onde os materiais estão disponíveis ou quando sabem, aplicam de forma incorreta, desperdiçando recursos valiosos. Com esse cenário então, surge a necessidade de a elaboração de materiais didáticos, que sejam de fácil compreensão e fundamentais para implantação da gestão estratégica, para garantir uma gestão eficiente e eficaz. O objetivo do presente trabalho é de proporcionar um guia que possa unir a equação mencionada acima: Necessidade de informações e acessibilidade das mesmas. As teorias foram abordadas de forma que os autores especialistas nos temas descritos ao longo dos capítulos, consigam dar embasamento para a construção do guia, com os conceitos teóricos devidamente estruturados. O resultado foi de um material didático de apoio, com ferramentas que irão ajudar no conhecimento e na prática da gestão estratégica por qualquer pessoa interessada no assunto, podendo ser desde estudantes até variados gestores de empresa.
The current scenario of the market is highly competitive and demanding, obliging those who work in it, always be prepared to guarantee its space and manage to attract customers and grow. This occurs when the products and / or services offered by the company, conquer customers and loyal customers, increasing their profit and conquering the market. However, none of this is possible, without efficient strategic management, that mobilizes all internal and external resources of the company, using the tools and analysis available, to identify its weaknesses, strengths, performance of the competitor, among others. For this, it is necessary the search of materials that aid in the management and support for the decision making. However, many companies do not know where materials are available, or when they know it, to apply it incorrectly, wasting valuable resources. With this scenario then, the need arises for the elaboration of didactic materials, which are easy to understand and fundamental for the implementation of strategic management, to guarantee an efficient and effective management. The objective of the present work is to provide a guide that can unite the equation mentioned above: Information need and accessibility of the same. The theories were approached in such a way that the authors of the themes described throughout the chapters, can provide a basis for the construction of the guide, with the theoretical concepts properly structured. The result was a didactic material of support, with tools that will help in the knowledge and practice of the strategic management by anyone interested in the subject, being from students to varied managers of company.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9121
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