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Title: O comportamento do consumidor idoso: estudo de caso aplicado aos idosos, na cidade de São Sebastião, SP.
Authors: ROCHA, Fernanda
Advisor: FERREIRA, Marlette Cássia Oliveira
Other contributor: FERREIRA, Marlette Cássia Oliveira
RIBEIRO, Ricardo de Lima
FERREIRA, Rosângela Molento
type of document: Monografia
Keywords: Comportamento do consumidor
Issue Date: 24-Jun-2013
Publisher: 189
Citation: ROCHA, Fernanda. O comportamento do consumidor idoso: estudo de caso aplicado aos idosos, na cidade de São Sebastião, SP. 2013. 61 f. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2013.
Abstract: O crescimento mundial da população idosa a cada ano destaca a importância de melhor conhecer o consumidor idoso, estudar suas necessidades e compreender suas preferências. O presente trabalho é voltado para o comportamento de compra do consumidor idoso, também conhecido como a terceira idade. Seu objetivo é estudar o comportamento de compra desse consumidor, identificando as influências sociais, pessoais, culturais e psicológicas que se aplicam em seu processo de decisão de compra e de tomadas de decisão aplicadas a produtos sob o conceito de entretenimento. Esta pesquisa foi aplicada a 13 homens e 39 mulheres, residentes na cidade de São Sebastião - SP, com uma faixa etária que varia entre 60 e 94 anos de idade, incluídos em sua maioria na classe econômica B2. Os resultados foram obtidos por meio de técnicas de pesquisa como aplicação de modelos de questionário e estudo de caso. Com o desenvolvimento deste trabalho, foi possível identificar que muitas influências sociais, pessoais, culturais e psicológicas, quando direcionadas ao segmento de mercado idoso, apresentam eficiência sobre esse público alvo. Palavras-chave: comportamento do consumidor, idoso, tomada de decisão. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) The worldwide growth of the elderly population each year highlights the importance of better understanding the elderly consumer, study their needs and understand their preferences. This study is directed toward companies with a focus in that consumer, also known as seniors, and has as its theme 'The behavior of the elderly consumer'. Your objective is to study the purchasing behavior of that customer, identifying social influences, personal, cultural and psychological that apply in your purchase decision process and the process of purchase decision making applied to products under the concept of entertainment. This survey was administered to 13 men and 39 women living in the city of São Sebastião - SP, with an age range of between 60 and 94 years old, included mostly in economy class B2. With the development of this work, we found that many social influences, personal, cultural and psychological, when directed to the elderly market segment, have efficiency over this target. Keywords: consumer behavior, elderly, decision making. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9036
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