Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9030
Título: A relevância da língua inglesa e/ou dos estrangeirismos no setor coureiro-calçadista
Título(s) alternativo(s): The relevance of the english language and/or foreign words in the leather-footwear sector
Autor(es): ALVES, Leonel Maia Souza
Orientador(es): FALEIROS, Márcia Helena Venâncio
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Couro;Língua inglesa;Globalização
Data do documento: 13-Nov-2011
Editor: 109
Referência Bibliográfica: ALVES, Leonel Maia Souza. A relevância da língua inglesa e/ou dos estrangeirismos no setor coureiro-calçadista. 2011. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial). - Faculdade de Tecnologia de Franca – “Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2011.
Resumo: O objetivo desse artigo é verificar a relevância da língua inglesa e/ou dos estrangeirismos e empréstimos linguísticos no setor coureiro-calçadista da cidade de Franca-SP. A utilização dos estrangeirismos – anglicismos - presentes na língua portuguesa, em tempos de globalização é indiscutível. Cada vez mais, as empresas fazem usos desses termos para denominar seus produtos, na maioria das vezes, pelo status que a língua inglesa, a atual língua franca, proporciona. Essa crença é questionada pelo deputado Aldo Rebelo por temer a perda da soberania nacional no que tange o uso dos estrangeirismos. Assim sendo, para verificarmos a importância da presença dos estrangeirismos com enfoque no setor coureiro-calçadista fizemos um questionário com oito profissionais desse setor, cuja análise exploratória pode ser verificada nessa pesquisa. Fundamentamo-nos em autores como Bagno (2004), Garzes; Zilles (2004), Schimitz (2004), Kayser (2008), Verma (2011), entre outros
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9030
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4250.pdf
  Restricted Access
400.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.