Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8866
Title: Blockhains: mineirando a Web 3.0 para a emergência de uma plataforma social colaborativa e descentralizada para as massas
Authors: SANTOS, Vitor Assis
Advisor: SHAMMAS, Gabriel Issa Jabra
type of document: Monografia
Keywords: Arquitetura de software;Redes sociais;Engenharia de requisitos;Engenharia da web
Issue Date: 2021
Publisher: 002
Citation: SANTOS, Vitor Assis. Blockhains: mineirando a Web 3.0 para a emergência de uma plataforma social colaborativa e descentralizada para as massas, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021.
Abstract: O objetivo deste trabalho é apresentar as principais características e barreiras da chamada “Web 3.0”, que consiste em um conjunto de soluções de desenvolvimento web, infraestrutura e arquitetura de sistemas baseadas na tecnologia blockchain como um nova forma de utilização da internet, bem como sua comparação com as soluções existentes hoje, para propor a construção de uma plataforma social descentralizada como uma tentativa de explorar o potencial de atratividade desta tecnologia pelas massas. Palavras-chave: Blockchain. Web 3.0. Web3. Descentralização. P2P. Bitcoin. Ethereum. Criptomoedas. Redes sociais. Arquitetura de sistemas. Infraestrutura de sistemas.
The goal of this work is to present the main characteristics and barriers of the so called “Web 3.0”, which consists of a set of web development, system infrastructure and architecture solutions based on the blockchain technology, as a new way of using the internet, as well as the comparison with the existing solutions today, in order to propose the building of a descentralized social platform, as an attempt to explore the potential of atractivity for the general public.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8866
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ads_2021_2_vitorassissantos_blockhainsmineirandoaweb3.0.pdf
  Restricted Access
2.75 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.