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dc.contributor.advisorGONZAGA, Márcia Freitas Abad-
dc.contributor.authorBRASIL, Vanderlei Batista-
dc.contributor.otherCORREIA, Luiz Fernando de Melo-
dc.contributor.otherROSA, Odair de Oliveira-
dc.contributor.otherGONZAGA, Márcia Freitas Abad-
dc.date.accessioned2022-06-02T14:33:17Z-
dc.date.available2022-06-02T14:33:17Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationBRASIL, Vanderlei Batista. Pavimento de concreto permeável. TCC (Curso Superior de Tecnologia em Controle de Obras) - Faculdade de Tecnologia Victor Civita – Fatec Tatuapé, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8853-
dc.description.abstractA pavimentação do solo oriundo da necessidade por obras de infraestrutura urbana tem sido um dos principais agentes causadores de enchentes tão comumente ocorridas em períodos chuvosos. O pavimento de concreto permeável tem a capacidade de atender de forma integrada a função de resistir com certas limitações às solicitações de esforços mecânicos e prover a função de atuar como dispositivo hidráulico capaz de mitigar a ineficiência da drenagem urbana, dessa forma é possível afirmar que esta tecnologia tem a capacidade de fornecer soluções aos problemas advindos das construções de uma forma harmoniosa com o meio ambiente no que se diz respeito as alterações no ciclo hidrológico e a minimização dos efeitos de ilhas de calor na região. O presente trabalho teve como objetivo apresentar o pavimento de concreto permeável no que tange a sua estrutura, tipologias de revestimentos, materiais empregados, conservação e manutenção de uma forma a contextualizar com aspectos ambientais. A porosidade do concreto permeável condicionante para uma eficiente taxa de infiltração resulta na redução de sua resistência à compressão axial e a tração na flexão, dessa forma é abordado uma análise comparativa dos parâmetros mecânicos e hidráulicos entre três diferentes tipos de revestimentos, no qual foi observado um aumento nos parâmetros mecânicos de placas de concreto permeável com adição de macrofibra de polipropileno com relação a uma mistura de concreto permeável, moldado “in loco” aplicado numa pista da USP e com blocos de concreto permeáveis unidirecionais utilizados no estacionamento da USP, salientando que não houve detrimento considerável na taxa de infiltração causada pelo uso dessas macrofibras. Resultados de resistência à compressão de todos os pavimentos de concreto permeável são inferiores a 35 MPa, valor especificado pelo DNIT para pavimentos de concreto para tráfego leve, sendo assim, indicado apenas para uso em ciclovias e tráfego de pedestres. Dessa forma, o pavimento de concreto permeável com adição de macrofibra de polipropileno é uma solução capaz de mitigar os entraves relacionados às suas limitações devido à redução de suas resistências mecanicistas, demostrando a importância de se realizar construções piloto com estudos já existentes, com o propósito de aprimorar essa tecnologia reduzindo a disparidade entre estudo e prática, e por fim, tornando factível para uso pelos órgãos públicos e privados, construtoras e incorporadoras que tenham a capacidade de compreender e promover práticas de construções sustentáveis como fator agregador de valor econômico, ambiental e humano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Controle de Obraspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher250pt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subject.otherInfraestruturapt_BR
dc.titlePavimento de concreto permeávelpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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