Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8836
Título: Análise da capacidade e do custo operacional da colheita de soja
Título(s) alternativo(s): Analysis of soybean harvesting capacity and operational cost
Autor(es): CARVALHO, Kleber Sanchez
SILVA, Vandeir J. A.
Orientador(es): SALVI, José Vitor
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Soja;Custo de operações
Data do documento: Jul-2016
Editor: 259
Referência Bibliográfica: CARVALHO, Kleber Sanchez; SILVA, Vandeir J. A. Análise da capacidade e do custo operacional da colheita de soja, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2016.
Resumo: A utilização de máquinas de grande porte pode ocasionar um custo maior ao produtor, devido à baixa utilização e alto custo dos equipamentos, assim como a falta de máquinas pode limitar a capacidade de execução da colheita. O objetivo deste trabalho é de realizar, por meio de um estudo de caso, análise da capacidade e do custo operacional da colheita de soja. Especificamente, pretende-se determinar a viabilidade de possuir máquina própria para a colheita ou se é viável alugar máquina para a operação. O estudo foi realizado em Mamborê – Paraná, em uma área de 37 hectares. Utilizamos a Colhedora da marca John Deere, STS9470, com plataforma de 22 pés. Para o estudo realizado, foram utilizados as metodologia de Milan(2004) e Molin; Milan(2002). Os percentuais das variáveis determinantes do custo horário são definidos por ASABE (1999). Com o tempo disponível de 630 horas a máquina tem a capacidade operacional de colher até 2778,3 hectares, sendo assim, a área de 37 hectares é colhida em 17 horas. A colhedora em estudo, com plataforma de 6,7 metros, é viável a aquisição a partir de áreas acima de 348,4 hectares até uma área de 2778,3 hectares com um custo mínimo de 77,05 R$/ha, para área maiores será necessário a aquisição de uma segunda colhedora. Os custos de uma máquina própria se equivale com a de uma colhedora alugada quando a área de colheita for de 348,4 ha, para 7 % do custo do aluguel e 302,1 ha para o custo de 8%.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8836
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2016_1_klebersanches_analisedacapacidadeedocustooperacional.pdf
  Restricted Access
510.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.