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Title: Endomarketing como diferencial competitivo para o crescimento organizacional
Other Titles: Endomarketing as a competitive differentiator for organizational growth
Authors: ANTUNES, Paloma Mayara dos Santos
Advisor: ZORZO, Adalberto
Other contributor: SAMPAIO, José Fornazier Camargo
SILVA, Sílvia Aparecida José e
type of document: Monografia
Keywords: Endomarketing;Vantagem competitiva;Ambiente organizacional
Issue Date: 9-Dec-2020
Publisher: 004
Citation: ANTUNES, Paloma Mayara dos Santos. Endomarketing como diferencial competitivo para o crescimento organizacional, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2020
Abstract: O endomarketing consiste em um conjunto de ações de marketing empresarial dirigido para os colaboradores, o qual visa motivar os funcionários para gerar um maior engajamento por parte deles e, de modo consequente, atingir os objetivos empresariais. O objetivo central deste trabalho é apresentar a relevância do endomarketing para a organização, bem como sendo um diferencial competitivo para o crescimento delas. A metodologia utilizada é uma revisão bibliográfica, a qual propõe apresentar o embasamento teórico de temas que compõe este trabalho como, conceitos, objetivos e programas do endomarketing, motivação, comunicação interna e clima organizacional. Após o estudo dos conceitos, foi apresentada uma análise de pesquisa de clima organizacional com três empresas diferentes, as quais obtiveram a maior pontuação no ranking das 150 melhores empresas para trabalhar, com o intuito de identificar como é o ambiente interno dessas empresas e seu vínculo com o endomarketing. As melhores empresas para trabalhar são aquelas que apostam no programa do endomarketing para o seu crescimento no mercado
Internal marketing is a set of corporate marketing actions aimed at employees, in which it aims to motivate employees to generate a higher of engagement by them and, consequently, achieve business goals. The main objective of this paper work is to present the importance of internal marketing within the organization, as well as being a competitive differential for their growth. The methodology used is a bibliographic review, which intends to present the theoretical basis of themes that make up this work, such as, endomarketing concepts, objectives and programs, motivation, internal communication and organizational climate. After studying the concepts, an analysis of the organizational climate survey with three different companies was presented, which obtained the highest score in the ranking of the 150 best companies to work for, in order to identify how the internal environment of these companies is and their relationship with endomarketing. The best companies to work for are those that bet on the endomarketing program for their growth in the market.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8249
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