Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8236
Title: Marketing digital: estudo sobre a crescente necessidade de implementação nas empresas de varejo
Other Titles: Digital marketing: study on the growing need for implementation in retail companies
Authors: PEDROZO, Lucas Sidericoudes
Advisor: ZORZO, Adalberto
Other contributor: PINTO, Juliane Borsato Beckedorff
MARCHINI, Daniela Maria Feltrin
type of document: Monografia
Keywords: Marketing de mídias sociais;Comércio eletrônico;Vendas;Varejo
Issue Date: 9-Dec-2020
Publisher: 004
Citation: PEDROZO, Lucas Sidericoudes. Marketing digital: estudo sobre a crescente necessidade de implementação nas empresas de varejo, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2020
Abstract: O presente trabalho aborda o marketing digital como ferramenta de promoção e vendas e tem como objetivo explicar seu significado e seus conceitos relacionais, além de demonstrar a importância do uso de estratégias de marketing na internet em empresas varejistas, visando ajudar no processo de inserção no digital, no âmbito de mídia de comunicação e canal de vendas. Para isso foram utilizados estudos que apresentavam desde o cenário brasileiro em relação ao acesso à internet, como estudos mais específicos focados no comércio eletrônico, nesses estudos foi possível observar que cerca de 71% dos domicílios brasileiros e 94% da população tem acesso à internet com um percentagem superior na parte mais rica da população, e que grande parte desses usuários não utilizaram a internet para pesquisar ou comprar produtos e serviços, mostrando um potencial de crescimento. Ao focar no comércio eletrônico, esses estudos mostram que o volume de vendas, número de consumidores e faturamento vem crescendo nos últimos anos e se potencializou durante a pandemia em 2020, além de que a intenção de compra online é a maior dos últimos anos. Dentre os segmentos, o com melhores resultados é o de empresas varejistas que comercializam produtos de terceiros e que começaram de forma offline e posteriormente migraram para o online, sendo que a comparação é referente a dois outros casos, sendo um deles o mesmo tipo de empresa, porém que já iniciou as atividades no digital e em empresas onde a venda é realizada pelo próprio fornecedor. Observando os dados apresentados fica claro a importância de que uma empresa, independente do porte e público-alvo, busque profissionais qualificados para entender e executar uma estratégia de introdução ao mercado digital ou no seu fortalecimento
This paper addresses digital marketing as a tool for promotion and sales and aims to explain the meaning and its relational concepts, in addition to demonstrating the importance of using internet marketing strategies in retail companies, aiming to help in the digital insertion process, within the scope of communication media and sales channel. For that, studies were used on the Brazilian scenario in relation to internet access, as more specific studies focused on electronic commerce, in these studies it was possible to observe that about 71% of Brazilian households and 94% of the population have access to the internet with a higher percentage in the wealthiest part of the population, and that a large part of these users did not use the internet to research or buy products and services, showing a potential for growth. When focusing on electronic commerce, the studies show that the volume of sales, number of consumers and revenue has been growing in recent years and has increased during the pandemic in 2020, in addition to the fact that the intention to buy online is the highest in the last years. Among the segments, the one with the best results is that of retail companies that sell third-party products and that started offline and later migrated to online, the comparison refer to two other cases, one being the same type of company, but it already started its activities in digital and in companies where the sale is carried out by the supplier itself. Observing the data presented, it is clear the importance that a company, regardless of size and target audience, seeks qualified professionals to understand and execute a strategy of introduction to the digital market or in its strengthening.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8236
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2S2020_Lucas Sidericoudes Pedrozo_OD0924.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open
TERMO DE AUTORIZAÇÃO - Lucas Sidericoudes Pedrozo.docx
  Restricted Access
73.19 kBMicrosoft Word XMLView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.