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Title: Manuseio de insulina NPH X eficácia
Other Titles: NPH Insulin Handling X Efficacy
Authors: PEREIRA, Carla Steffani da Silva
GIANZANTTI, Lucimara Gama
JECEV, Shirlei Cavalcante
MARTINS, Silvana
KRAUSE, Valéria Maria
Advisor: GOES, Silmara Rodrigues de Assis
type of document: Monografia
Keywords: Diabetes mellitus
Issue Date: 21-Nov-2017
Publisher: 136
Citation: PEREIRA, Carla Steffani da Silva; GIANZANTTI, Lucimara Gama; JECEV, Shirlei Cavalcante; MARTINS, Silvana; KRAUSE, Valéria Maria. Manuseio de insulina NPH X Eficácia, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Enfermagem) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2017.
Abstract: A diabetes mellitus (DM) é um distúrbio caracterizado pelo aumento de glicose no sangue, levando a um quadro chamado hiperglicemia. Doença, cujas complicações incluem problemas cardiovasculares, doença renal, amputações e cegueira, dentre outros. Estima que 14 milhões de brasileiros sejam diabéticos, representando 7% da população, além de uma expectativa para 2040 de 23 milhões de brasileiros com diabetes.E cerca de 2 milhões de brasileiros fazem uso de insulina humana recombinante NHP oferecida pelo SUS - Sistema Único de Saúde. Fazendo um estudo sobre o tema identificou-se que em Atenas, na Grécia, no ano de 2009, cerca de 127 profissionais de saúde, provenientes de 27 países diferentes participaram do 3º workshop sobre técnica de aplicação de insulina, originando um documento no qual constam recomendações formais quanto a administração de drogas subcutâneas para indivíduos diabéticos. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo principal, contribuir para a formação dosalunos do Curso Técnico em Enfermagem da ETEC Professor Massuyuki Kawano, por meio de orientações sobre o adequado manuseio da insulina humana recombinante – NPH. Para alcançar tal objetivo foram realizadas as seguintes ações:a primeira ação: identificação dos conhecimentos dos referidos alunos sobre o manuseio da insulina humana recombinante – NPH, por meio de um instrumento de pesquisa; a segunda ação consistiu nas orientações sobre o correto manuseio do medicamento por meio de atividade teórico-prática e, a terceira e última atividade consistiu em avaliar a ação por meio de um questionário aplicado aos alunos.A pesquisa diagnóstica comprovou deficiências na compreensão quanto às orientações para o adequado manuseio do medicamento e, a avaliação do aprendizado após a realização daatividade teórico-prática mostrou que as dificuldades diagnosticadas foram amenizadas sobremaneirae, dessa forma, contribuíram para o aprendizado dos alunos em formação.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8182
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