Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8082
Título: Ergonomia - Saúde e qualidade de vida nas atividades dos operadores de checkout.
Autor(es): FONSECA, Havila
SANTANA, Brahian
KÁSSIA, Paula
ALCANTARA, Denise
NASCIMENTO, Alexandre
Orientador(es): LACERDA, Luciano Rodrigues de
Outro(s) contribuidor(es): AZEVEDO, Olacir Soares de
LACERDA, Luciano Rodrigues de
OLIVEIRA, Naasson Marques de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Lesões por esforço repetitivo;Ergonomia no trabalho;Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho
Data do documento: Dez-2016
Editor: 199
Referência Bibliográfica: FONSECA, Havila. SANTANA, Brahian. KÁSSIA, Paula. ALCANTARA, Denise. NASCIMENTO, Alexandre. Ergonomia - Saúde e qualidade de vida nas atividades dos operadores de checkout., 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes, São Paulo, 2016
Resumo: Ergonomia que vem do grego ergo que significa trabalho e nomos que significa regras/leis, é o estudo comprovatório da relação de adaptação do trabalho ao homem. Neste caso a ergonomia estará sendo voltada aos operadores de Checkout de supermercados, e o tema a ser apresentado passa por muitas fases, citando o histórico da ergonomia, os cientistas por trás das primeiras luzes sobre o assunto, as primeiras reuniões, debates, estudos e órgãos criados para a consolidação da ergonomia. A criação da Norma Regulamentadora 17, que visa à implementação de medidas preventivas pelo decorrer de inúmeros casos de doenças relacionadas à má adequação de um sistema ergonômico nas empresas, ajuda na compreensão do dimensionamento do tema proposto, permitindo concretizar planos de Análises Ergonómicas do Trabalho que servem para proteção da saúde desses trabalhadores. As patologias relativas a L.E.R. Lesões por Esforços Repetitivos e D.O.R.T. Distúrbios Osteomusculoligamentares Relacionados ao Trabalho e algumas outras doenças ocupacionais, são doenças inerentes a ergonomia, advindas da má adequação de um posto de trabalho, má postura elou exposição a agentes físicos (frio, calor, ruído, vibrações, radiação ionizante e não-ionizante) que prejudicam a curto ou longo prazo a saúde fisiopsicológica do trabalhador. Neste trabalho académico se encontram pesquisas e dados quantitativos e qualitativos que buscam os fatores críticos prejudiciais à saúde do operador de checkout e expõe as medidas mais viáveis que podem ser adotadas por empregadores e colaboradores para melhorar a saúde e qualidade de vida reduzindo os números de incidência das patologias através da disseminação de conhecimento.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8082
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
seg_2016_2_havilafonseca_ergonomia.pdf
  Restricted Access
1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.