Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7807
Título: Contabilidade de custos na prestação de serviços
Título(s) alternativo(s): Cost accounting in the provision of services
Autor(es): PEREIRA, Alisson Henrique
ANTIQUEIRA, Amanda Casselin
NÓBREGA, Edilaine Fernandes
TEIXEIRA, Edilene Gonzaga
ATTIS, Jenifer de Lima
GOMES, Lara de Aquino
SILVA, Rosângela Batista da
Orientador(es): YAMAUCHI, Fernanda
Outro(s) contribuidor(es): YAMAUCHI, Fernanda
SILVA, Natália Troccoli Marques da
ANDRADE, Róbertson Silva
OLIVEIRA, Fábio Mendes de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Contabilidade de custo;Vendas;Veículos automotores
Data do documento: 26-Jun-2018
Editor: 136
Referência Bibliográfica: PEREIRA, Alisson Henrique; ANTIQUEIRA, Amanda Casselin; NOBREGA, Edilaine Fernandes; TEIXEIRA, Edilene Gonzaga; ATTIS, Jenifer de Lima; GOMES, Lara de Aquino; SILVA, Rosângela Batista da. Contabilidade de custos na prestação de serviços, 2018.Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Contabilidade) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2018.
Resumo: O ramo contábil dos custos se mostra cada vez mais importante dentro das organizações, sendo utilizado como ferramenta para a tomada de decisão. Entretanto, normalmente com maior foco em empresas do setor industrial, os livros da área não permitem uma análise mais ampla e profunda no setor de prestação de serviços, cujo o setor, tem extrema importância no Brasil. Sendo o responsável por mais de 60% da participação no Setor Terciário, destaca-se o seu papel significativo para o PIB nacional, como também sua importância para a população. O objetivo desse trabalho é analisar a utilização da contabilidade de custos e seus impactos por meio da tomada de decisão dos gestores em empresas do setor de serviços, além de expor os principais métodos de custeio, a formação do preço de venda e a realidade das organizações em relação ao tema, sua aplicabilidade real, falhas, dificuldades e consequências encontradas nesse ramo contábil. A pesquisa possui caráter exploratório-descritivo e foi dividida em duas etapas sendo a primeira, pesquisa bibliográfica e telematizada, e a segunda parte pesquisa de campo, na qual foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com abordagem quali-quantitativa, em uma amostra não-probabilística por conveniência, do mesmo modo, foram selecionadas e classificadas para a pesquisa as empresas com CNAE 4520-0/01 (comércio e reparação de veículos automotores) do município de Tupã. Resultados: Como resultado, verificou-se que as empresas necessitam de mais assistência voltada para essa área, sendo importante ressaltar que há muita insatisfação com o lucro, que pode ser uma causa direta da falta de contabilização dos custos, além das dificuldades para a formação do preço de venda, que impacta nos resultados da organização. Assim sendo, uma boa gestão é um quesito fundamental para a sobrevivência de uma empresa, e para isso é essencial o conhecimento profundo de tudo que ocorre dentro dela, bem como os seus custos, despesas e receitas, pois é a partir deles que a organização poderá identificar se está obtendo resultados positivos, ou não, ao exercer suas atividades.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7807
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contabilidade de Custos na Prestação de Serviços.pdf229.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.