Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7620
Title: Análise de impacto de vizinhança e medidas mitigadoras para o empreendimento Morada das Torres no município de Mauá-SP
Authors: RODRIGUES, Elaine Santos
SILVA, Paulo Fernandes da
Advisor: ULIAN, Flávia
Other contributor: HAGA, Heitor César Riogi
FERREIRA, Marcelo de Paula
ULIAN, Flávia
type of document: Monografia
Keywords: Construção civil (aspectos socioambientais);Empreendimentos imobiliários
Issue Date: 1-Dec-2021
Publisher: 250
Citation: RODRIGUES, Elaine Santos; SILVA, Paulo Fernandes da. Análise de impacto de vizinhança e medidas mitigadoras para o empreendimento Morada das Torres no município de Mauá - SP, 2022. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Controle de Obras, Faculdade de Tecnologia Victor Civita – Fatec Tatuapé, São Paulo, 2022.
Abstract: O Estudo de Impacto de Vizinhança é um dos instrumentos de política urbana incluído no Estatuto da Cidade para a análise do quanto um empreendimento ou atividade, público ou privado, impactará no seu entorno imediato. O instrumento consiste no levantamento de efeitos positivos e negativos que atingem a rotina e qualidade de vida dos residentes locais. O presente trabalho tem como objetivo identificar esses efeitos em um condomínio localizado na cidade de Mauá, região metropolitana de São Paulo, além de propor medidas mitigadora aos efeitos negativos da implantação do futuro empreendimento. Para o estudo quantitativo e qualitativo, foi aplicado um questionário para os moradores vizinhos do empreendimento visando entender a opinião dos residentes sobre a construção. Os relatos obtidos durante a pesquisa, demonstram que os moradores mais próximos da construção sentem mais os impactos negativos, já os vizinhos um pouco mais distantes, vislumbram de forma mais esperançosa os efeitos positivos com a implantação do empreendimento. Durante a fase de pesquisa, observou-se diversas falhas no manejo da construtora em relação aos impactos causados no entorno do empreendimento. Desde a falta de diálogo com a comunidade, ao descumprimento de lei, trabalhando em horários não permitidos pelo município. Outro fato importante que deve ter atenção é o impacto que as construções causam no meio ambiente, trazendo o tema sustentabilidade para ser discutido quando se inicia um projeto de construção. A sustentabilidade é um conceito que, aplicado à construção civil, visa a mitigação dos problemas causados pelos métodos arcaicos que ainda imperam no setor. Tendo em vista isto, alguns setores da sociedade têm se disposto a buscar métodos e tecnologias que possibilitem a construção sustentável, tornando-a ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Com isso, a construção civil se caracteriza pela sua enorme importância em termos econômicos e sociais e, também, por ser um dos setores que mais agride o meio ambiente. Repensar a maneira de construir é, portanto, uma oportunidade de trazer à tona os problemas do setor para buscar soluções.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7620
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
controledeobras_2021_2_ elainesantosrodrigues_analisedeimpactodevizinhanca.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.