Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7560
Title: | Perfil antropométrico e avaliação do conhecimento em Nutrição de adolescentes em uma escola de ensino técnico do interior de São Paulo |
Other Titles: | Anthropometric profile and assessment of knowledge in Nutrition of adolescents in a technical education school in the interior of São Paulo |
Authors: | SILVA, Beatriz Barbosa GIANEGITZ, Naiara Cristine |
Advisor: | FARINAZZI-MACHADO, Flávia Maria Vasques |
Other contributor: | FARINAZZI-MACHADO, Flávia Maria Vasques BRUNATTI, Anna Claudia Sahade GIANNONI, Juliana Audi |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Nutrição do adolescente;Índice de massa corporal;Pesos e medidas corporais |
Issue Date: | 21-Jun-2021 |
Publisher: | 130 |
Citation: | GIANEGITZ, Naiara Cristine; SILVA, Beatriz Barbosa. Perfil antropométrico e avaliação do conhecimento em Nutrição de adolescentes em uma escola de ensino técnico do interior de São Paulo. Orientadora: Flávia Maria Vasques Farinazzi-Machado. 2021. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Alimentos) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2021. |
Abstract: | Este estudo objetiva avaliar o estado nutricional de adolescentes, estudantes de uma Escola de ensino técnico do interior paulista, por meio de análises antropométricas, bem como mensurar seu conhecimento em nutrição, tendo em vista que a adolescência é um período de profundas transformações que podem afetar o estado de saúde destes indivíduos, ocasionando principalmente as condições de sobrepeso e obesidade. Foram aferidas medidas antropométricas de peso (Kg), estatura (cm) e circunferência abdominal (cm) de 149 adolescentes de ambos os gêneros. Para avaliar o conhecimento em nutrição e alimentação dos adolescentes foi aplicado um questionário investigativo validado contendo dezoito questões divididas em abertas e fechadas. Observou-se que a maioria dos adolescentes apresentou classificação eutrófica de acordo com o IMC para a idade. No entanto, 21,13% dos meninos e 25,31% das meninas foram classificados com sobrepeso e ainda, 7% dos adolescentes apresentaram obesidade. Apesar de boa parte dos adolescentes reconhecerem uma associação entre os distúrbios da modernidade e o consumo alimentar inadequado, estes ainda mostram-se confusos, havendo necessidade de educação nutricional para melhorar seu conhecimento em nutrição a fim de que possam colocar em prática em sua alimentação diária. ABSTRACT: This study aims to evaluate the nutritional status of adolescents, students of a technical education school in the interior of São Paulo, through anthropometric analyses, as well as to measure their knowledge in nutrition, considering that adolescence is a period of profound transformations that can affect the health status of these individuals, causing mainly the conditions of overweight and obesity. Anthropometric measurements of weight (kg), height (cm) and waist circumference (cm) of 149 adolescents of both genders were taken. To assess the adolescents' knowledge of nutrition and nutrition, a validated investigative questionnaire containing eighteen questions divided into open and closed was applied. It was observed that most adolescents presented eutrophic classification according to BMI for age. However, 21.13% of boys and 25.31% of girls were classified as overweight and 7% of adolescents were obese. Although most adolescents recognize an association between the disorders of modernity and inadequate food consumption, they are still confused, and there is a need for nutritional education to improve their knowledge of nutrition so that they can put it into practice in their daily diet. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7560 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tecnologia_em_alimentos_2021_1_beatriz_barbosa_perfil_antropometrico_e_avaliacao_do_conhecimento.pdf | 548.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.