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Título: Comportamento de compra e procedimentos de higienização adotados por consumidores de serviços delivery e feiras livres, frente a atual pandemia de Covid-19
Título(s) alternativo(s): Purchasing behavior and hygiene procedures adopted by consumers of delivery services and street fairs, in the face of the current Covid-19 pandemic
Autor(es): FERDIN, Ana Beatriz
MORAES, Pâmela de Almeida
Orientador(es): SHIGEMATSU, Elke
Outro(s) contribuidor(es): SHIGEMATSU, Elke
OTOBONI, Alda Maria Machado Bueno
GIANNONI, Juliana Audi
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Manipulação de alimentos;Higiene de alimentos;Comportamento do consumidor;Feiras-livres;Covid-19
Data do documento: 21-Jun-2021
Editor: 130
Referência Bibliográfica: FERDIN, Ana Beatriz; MORAES, Pâmela de Almeida. Comportamento de compra e procedimentos de higienização adotados por consumidores de serviços delivery e feiras livres, frente a atual pandemia de Covid-19. Orientadora: Elke Shigematsu. 2021. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Alimentos) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2021.
Resumo: Em dezembro de 2019, foi anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o surgimento de uma doença respiratória que em pouco tempo evoluiu para uma pandemia. Diante do período de pandemia da Covid-19, como medida de proteção se fez necessário o distanciamento social e a restrição total ou parcial de alguns setores alimentícios. Com isso ambas as partes, fornecedor e consumidor, tiveram que se adaptar. Portanto, este trabalho teve como objetivo identificar o comportamento de compra e procedimentos de higienização adotados por consumidores que utilizam os serviços de delivery e a aquisição de produtos em feiras livres frente a atual pandemia de covid-19 e avaliar através de um questionário online para pessoas residentes no estado de São Paulo. Por meio da pesquisa realizada pelo Google Forms obteve-se como resultado valores que indicam as mudanças de comportamento do consumidor durante a pandemia e as práticas adotadas de higienização e intensificação das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Observou-se que neste período, a plataforma de serviços delivery para alimentos se intensificou, aumentando também a frequência de pedidos, enquanto as feiras livres tiveram uma queda importante. A pandemia atingiu todos os seguimentos, inclusive o seguimento alimentício, que conseguiu adaptar-se a essa nova fase, enfatizando também a importância e a preocupação da população com a segurança do alimento. ABSTRACT: In December 2019, the World Health Organization (WHO) announced the emergence of a respiratory disease that in a short time evolved into a pandemic. In view of the Covid-19 pandemic period, social distancing and the total or partial restriction of some food sectors were necessary as a protective measure. As a result, both parties, supplier and consumer, had to adapt. Therefore, this study aimed to identify the purchasing behavior and hygiene procedures adopted by consumers who use delivery services and the purchase of products in street markets in the face of the current covid-19 pandemic and evaluate through an online questionnaire for people residents in the state of São Paulo. Through the research carried out by Google Forms, values ​​were obtained that indicate changes in consumer behavior during the pandemic and the adopted practices of hygiene and intensification of Good Manufacturing Practices (GMP). It was observed that in this period, the food delivery service platform intensified, also increasing the frequency of orders, while the street markets had a significant drop. The pandemic reached all segments, including the food segment, which managed to adapt to this new phase, also emphasizing the importance and concern of the population with food safety.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7541
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