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Title: A utilização do marketing esportivo para agregar valor e sucesso na empresa: um estudo de caso do circuito Oscar Running Adidas
Authors: BAUTITZ, Elisangela
Advisor: SOUZA, Douglas Martins de
Other contributor: SOUZA, Douglas Martins de
REIS, Soraya Mira
KITAHARA, José Renato
type of document: Monografia
Keywords: Marketing esportivo
Issue Date: 16-Dec-2016
Publisher: 189
Citation: BAUTITZ, Elisangela. A utilização do marketing esportivo para agregar valor e sucesso na empresa: um estudo de caso do Circuito Oscar Running Adidas. Orientador: Douglas Martins de Souza. 2016. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2016..
Abstract: Este estudo trata da importância do valor e sucesso agregado nas empresas através do marketing esportivo, segmentação de mercado, métodos promocionais, patrocínio e eventos esportivos. A justificativa do tema é aprofundar o conhecimento sobre o marketing esportivo por se tratar de uma área de estudo promissora, bem como servir de apoio para futuros estudantes e empresários que se interessam pelo assunto. O estudo tem por objetivo apresentar os benefícios que o marketing esportivo agrega para empresas que patrocinam eventos esportivos, bem como evidenciar através de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, quais os fatores que levaram as empresas à obterem sucesso com a realização de eventos esportivos. A metodologia adotada para este trabalho possui classificação qualitativa e descritiva, orientando para análise e interpretação de fontes acadêmicas e por meio de entrevista que descreve a aplicação do Marketing esportivo no evento Circuito Oscar Running Adidas em Caraguatatuba e região do Vale do Paraíba. Após análise das respostas do estudo de caso pode-se constatar que o marketing esportivo tem papel relevante para agregar valor e sucesso na empresa, desde que bem planejado e bem executado pode trazer resultados satisfatórios quanto ao aumento de vendas, fortalecimento da marca, valorização institucional da marca, melhorias na comunicação com os clientes e parceiros da empresa. Palavras-chave: Marketing esportivo. Valor agregado. Evento Esportivo. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)This study deals with the importance of the value added and success in business through sports marketing, market segmentation, promotional methods, sponsorship and sporting events. The issue of justification is to deepen the knowledge of sports marketing because it is a promising area of study, as well as provide support for future students and entrepreneurs who are interested in the subject. The study aims to present the benefits that sports marketing adds to companies sponsoring sporting events, as well as evidence through literature review and case study, the factors that led companies succeed with achieving sporting events. The methodology adopted for this work has qualitative and descriptive classification, guiding for analysis and interpretation of academic sources and through interviews that describes the application of Sports Marketing at Oscar Adidas Running Circuit event in Caraguatatuba and Paraiba Vale region. After analyzing the responses of the case study, it can be seen that sports marketing plays a significant role in adding value and success in the company, since well planned and well executed can bring satisfactory results in terms of sales increase, brand strengthening, institutional valuation Improvement of communication with customers and partners of the company. Keywords: Sports Marketing. Added value. Sports event (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7395
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