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Title: Cabotagem: custos adicionais em uma operação de transporte. estudo de caso de uma empresa do ramo
Other Titles: Cabotage: additional costs in a transport operation. case study of an industry company
Authors: ASSIS, Mahine Furlan de
SILVA, Thiago Augusto da
Advisor: CORREA, Nelson Luis de Souza
Other contributor: BALDUCCI, Marice Leo Sartori
PEZZO, Agnaldo Pescelaro
type of document: Monografia
Keywords: Cabotagem;Transporte hidroviário;Logística (custos)
Issue Date: 30-Jun-2020
Publisher: 004
Citation: ASSIS, Mahine Furlan de, SILVA, Thiago Augusto da. Cabotagem: custos adicionais em uma operação de transporte: estudo de caso de uma empresa do ramo, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2020.
Abstract: O Brasil possui algo em torno de 8.000 quilômetros de extensão de costa marítima, o que o torna o 16° maior litoral nacional do mundo e junto dele apresenta um modal promissor que percorre a costa marítima, o transporte aquaviário através do sistema de cabotagem. Entretanto, esse tipo de transporte não tem sido aproveitado com eficiência pelo segmento no transporte de cargas, na maioria das vezes por conta da burocratização e das elevadas taxas do processo como um todo, bem como o desconhecimento por parte dos clientes dos custos adicionais existentes, se a operação não for bem conduzida. A cabotagem é a navegação entre portos marítimos do mesmo país, se contrapondo a navegação de longo curso, que é realizada entre portos de países diferentes. O método adotado na pesquisa é um estudo de caso em uma empresa do ramo de cabotagem, analisando o processo, burocratização e exigências para o transporte, visando suas taxas, alvo de insatisfação dos clientes que optam pelo modal e os custos adicionais decorrentes da má gestão da operação logística por parte do cliente. O resultado encontrado foi de um aumento das despesas adicionais devido à má gestão da operação logística entre o Porto de descarga e a entrega ao cliente final.
Brazil has something around 8,000 kilometers of coastline, which makes Brazil the 16th largest national coastline in the world and along with it presents a promising modal that runs along the coastline: waterway transportation through the cabotage system. However, this type of transport has not been used efficiently by companies involved in cargo transportation, most of the time due to bureaucracy and high processing fees as well as the lack of knowledge on the part of the customers of existing additional costs, if the operation is not well conducted. Cabotage is navigation between seaports in the same country, as opposed to long-distance navigation, which is carried out between ports in different countries. The method adopted in the research is a case study in a cabotage company, analyzing the impact of bureaucracy and requirements for transportation, in its rates, one of the major targets of customer dissatisfaction who choose the modal. Most of the additional costs are a result from poor management of customer's logistical operation. Our findings point to an additional increase in expenses due to poor management of the logistics operation between the unloading port and delivery to the final customer.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6840
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