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Title: Marketing ambiental: a importância da utilização de ferramentas de marketing ecológico para a criação de um diferencial competitivo no atual mercado consumidor
Other Titles: Environmental marketing: the importance of using ecological marketing tools to create a competitive differential in the current consumer market
Authors: GOMES, Mariane Possignolo
Advisor: SANTOS, Rosilma Mirtes dos
Other contributor: ARCE, Enrique Viana
VASCONCELOS, Diogo de Siqueira Camargo
type of document: Monografia
Keywords: Marketing ambiental;Meio ambiente
Issue Date: 3-Dec-2013
Publisher: 004
Citation: GOMES, Mariane Possignolo. Marketing ambiental: a importância da utilização de ferramentas de marketing ecológico para a criação de um diferencial competitivo no atual mercado consumidor, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013
Abstract: Diante das crises ambientais enfrentadas pelo planeta e dos impactos das mesmas na qualidade de vida das atuais e futuras gerações, a sociedade está desenvolvendo um pensamento mais crítico em relação à maneira como interagem com o meio ambiente, criando mecanismos para redução da poluição, métodos mais limpos de produção e hábitos mais ecologicamente responsáveis, promovendo assim, mudanças na maneira de consumir da sociedade, que está cada vez mais à procura de produtos/serviços que supram as suas necessidades, porém com menor impacto ambiental possível, surgindo desta forma, a relevância do desenvolvimento desta pesquisa que apresenta como tema “Marketing Ambiental: A importância da utilização de ferramentas de marketing ecológico para a criação de um diferencial competitivo no atual mercado consumidor”. Com base no tema apresentado este trabalho objetiva demonstrar como a utilização do Ecomarketing pode auxiliar as empresas a oferecer um diferencial competitivo por meio da busca de um desempenho ambiental positivo e da satisfação das necessidades de seus clientes. Para tanto a metodologia utilizada pauta-se em dois métodos de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio de livros, sites, artigos científicos e teses relacionados ao assunto abordado e a pesquisa de campo, composta por três partes, sendo desenvolvida no primeiro estágio a aplicação de um questionário online destinado a identificar a visão do consumidor acerca da influência que as estratégias de marketing verde(ecológico)desempenhavam no momento da aquisição de produtos/serviços,no segundo estágio desenvolveu-se uma pesquisa também online com empresas, que teve como finalidade averiguar como a adoção de práticas sustentáveis impacta nas atividades da organização e na satisfação de seus clientes, e na terceira etapa da pesquisa foi realizada por meio da elaboração de um conjunto de questões que visaram identificar a opinião de um profissional de marketing acerca da importância da adoção de estratégias de marketing ambiental pelas as organizações, a fim de conquistar novos clientes, auxiliar na fidelização dos atuais e na contribuição para o desenvolvimento sustentável do país. Os resultados obtidos com a pesquisa foram considerados positivos, ressaltando a necessidade de uma revolução cultural e a importância da adoção de práticas sustentáveis para a conquista e fidelização de clientes no atual mercado competitivo.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/675
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