Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6625
Title: Marketing de micro e pequenas empresas: fidelização de clientes
Other Titles: Micro and small business marketing: customer loyalty
Authors: BALBINO, Alice da Silva
EVANGELISTA, Ana Beatriz Bissoli
Advisor: REIS, Márcio Fernandes dos
HILÁRIO, Ricardo Alexandre
type of document: Monografia
Keywords: Administração;Marketing
Issue Date: Dec-2021
Publisher: 060
Citation: BALBINO, Alice da Silva, EVANGELISTA, Ana Beatriz Bissoli. Marketing de micro e pequenas empresas: fidelização de clientes, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Francisco Garcia, Mococa, 2021.
Abstract: Este trabalho faz uma abordagem sobre o marketing para a Micro e Pequenas Empresas- MPE’s por meio de uma análise comparativa entre a literatura existente e a visão dos empresários sobre o assunto, também aborda um pouco sobre o empreendorismo. Para fugir da crise econômica que assola o país há mais de quatro anos, muito pessoas recorreram ao empreendorismo, de acordo com dados no mistério da economia, mensurados até abril de 2019, o país tem hoje mais de 13 milhões de empresas optantes pelo Simples Nacional, regime tributário que define micro e pequenas empresas (MPE’s) por faixa de faturamento. Em virtude da falta de conhecimento, as MPE’s acabam realizando ações isoladas e sem planejamento que, muitas vezes, não são condizentes com a realidade das mesmas e, ao não atingir a meta traçada uma ação torna-se custoso. O marketing e a fidelização de clientes nas organizações tem sido considerada como uma grande preocupação para as empresas, devido á forte concorrência e as mais altas expectativas e exigências por parte dos consumidores. As MPE’s são grandes responsáveis pelo desenvolvimento da economia brasileira, representando 99,2% dos empreendimentos em operação, sendo as maiores garados de renda e empregos no país. O interesse de estudar o marketing nas MPE´s surgiu do contato com empresários que têm uma visão falha a respeito do marketing, por julgarem ser uma ferramenta de alto custo e desnecessária. O objetivo geral do trabalho é analisar como as MPE's trabalham o marketing e os itens do composto mercadológico: Produto, Praça, Preço e Promoção. Este trabalho trará uma revisão da literatura, seguida de uma pesquisa realizada com MPE's, para assim, diagnosticar a realidade do marketing no cotidiano das mesmas. Concluiu-se que as MPE's desconhecem a importância e o conceito do marketing e o valor de suas ferramentas para a sobrevivência e crescimento no mercado. Para trabalhar marketing não são necessários gastos excessivos e sim, planejamento, sendo aconselhável destinar 5% do faturamento para investimentos na área.
This work makes an approach about marketing for Micro and Small Enterprises-SME's through a comparative analysis between the existing literature and the entrepreneurs' view on the subject, it also approaches a little about entrepreneurship. To escape the economic crisis that has plagued the country for more than four years, many people have turned to entrepreneurship, according to data in the economic mystery, measured up to April 2019, the country now has more than 13 million companies opting for Simples Nacional , a tax regime that defines micro and small companies (MPE's) by billing range. Due to lack of knowledge, MSEs end up carrying out isolated and unplanned actions that are often not consistent with their reality and, when not reaching the established goal, an action becomes costly. Marketing and customer loyalty in organizations has been considered a major concern for companies, due to strong competition and the highest expectations and demands from consumers. The MSE's are largely responsible for the development of the Brazilian economy, representing 99.2% of the projects in operation, and are the biggest earners of income and jobs in the country. The interest in studying marketing in MSEs arose from contact with entrepreneurs who have a flawed view of marketing, as they believe it to be a high-cost and unnecessary tool. The general objective of the work is to analyze how MSE's work on marketing and the items of the marketing mix: Product, Place, Price and Promotion. This work will bring a review of the literature, followed by a survey carried out with MPE's, in order to diagnose the reality of marketing in their daily lives. It was concluded that MSE's are unaware of the importance and concept of marketing and the value of its tools for survival and growth in the market. To work on marketing, it is not necessary to spend excessively, but rather, planning, it is advisable to allocate 5% of sales to investments in the area.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6625
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.