Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6077
Title: Desenvolvimento de um aplicativo nutricional pra auxílio no controle dos sintomas da tensão pré-mestrual
Other Titles: Development of a nutritional app to help control symptoms of premenstrual tension
Authors: ANYANWU, Aline Chinenye
SANTOS, Beatriz Oliveira
BARRETO, Bianca do Nascimento
MENDES, Daniella Vieira de Alencar
PRADO, Gabriella Manzini
ANDRADE, Larissa Tavares da Silva Alves de
Advisor: SANTO, Marcela Nunes
SOUZA, Suelen Jorge de
type of document: Monografia
Keywords: Hábitos alimentares;Nutrientes;Promoção da saúde;Tensão pré-menstrual;Transtornos da menstruação
Issue Date: 2017
Publisher: 238
Citation: ANYANWU, Aline Chinenye; SANTOS, Beatriz Oliveira; BARRETO, Bianca do Nascimento; MENDES, Daniella Vieira de Alencar; PRADO, Gabriella Manzini; ANDRADE, Larissa Tavares da Silva Alves de. Desenvolvimento de um aplicativo nutricional pra auxílio no controle dos sintomas da tensão pré-mestrual, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2017.
Abstract: Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Entre o 10° ao 14° dia antes da mesma pode surgir a Tensão Pré-Menstrual (TPM), que é o conjunto de alterações físicas, de humor, cognitivas e comportamentais que podem ser evitados e/ou amenizados através da alimentação e atividade física. Objetivo: Desenvolver um app nutricional. Metodologia: Para auxílio do controle dos sintomas da TPM desenvolveu-se um aplicativo informativo de cunho nutricional. Este processo foi dividido em fases, que se iniciam com pesquisas sobre aplicativos que auxiliem no ciclo menstrual, a relação dos alimentos com os sintomas da TPM, a elaboração do protótipo, e por fim, a construção do aplicativo. Resultados e Discussão: Para preservar o nível de satisfação do usuário, foi desenvolvido um questionário com perguntas de múltipla escolha e abertas, aplicado em 84 voluntarias, sendo 75 estudantes de uma escola técnica estadual da zona sul de São Paulo e 9 mulheres fora do ramo estudantil . A maioria (77%) das estudantes selecionadas tem de 15 a 20 anos; 96% delas acharam o aplicativo atrativo; 37% deram a nota 10 no quesito atratividade; 98% responderam que ele é de fácil manuseio; 59% não implementaria nada no aplicativo para o deixar completo; 54% das entrevistadas não possuem uma alimentação saudável; 96% afirmaram ter pelo menos um dos nove sintomas abordados durante a TPM; sendo o sintoma que prevalece é a alteração do humor com 87% e cólica com 85%; 57% utiliza remédio para alivio dos sintomas; 67% responderam que já utilizaram alimentos para aliviar alguns sintomas; o alimento mais utilizado é o chocolate e 91% disseram que optariam pela ingestão de alimentos para alívio de sintomas. Conclusão: A partir da verificação dos nove sintomas da TPM mais presentes, foram realizadas pesquisas em artigos e livros para determinar que os nutrientes que poderiam aliviar e/ou amenizar estes sintomas. Então, o aplicativo NutriNaTPM foi desenvolvido afim de transmitir as informações nutricionais de um modo fácil ao público feminino.
Menstruation is the shedding of the inner walls of the uterus when there is no fertilization. Between the 10th and 14th day before it, Premenstrual Tension (PMS) may appear, which is the set of physical, mood, cognitive and behavioral changes that can be avoided and/or alleviated through diet and physical activity . Objective: Develop a nutritional app
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6077
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.