Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6068
Title: Desenvolvimento de suco nutritivo para crianças
Other Titles: Development of nutritious juice for children
Authors: CATU, Cristiane
NASCIMENTO, Daniela da Silva
LEMOS, Elisangela Pereira
SILVA, Leonardo Paulino da
RAMOS, Melissa
SERAFIM, Sueli
NASCIMENTO, Tatiane
Advisor: SOUZA, Suelen Jorge de
FREITAS, Angélica Marques de Pina
type of document: Monografia
Keywords: Frutas;Hábitos alimentares;Hortaliças;Legumes;Macronutrientes;Micronutrientes;Nutrição da criança;Promoção da saúde;Vitaminas;Vitaminas na dieta
Issue Date: 2017
Publisher: 238
Citation: CATU, Cristiane; NASCIMENTO, Daniela da Silva; LEMOS, Elisangela Pereira; SILVA, Leonardo Paulino da; RAMOS, Melissa; SERAFIM, Sueli; NASCIMENTO, Tatiane. Desenvolvimento de suco nutritivo para crianças, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2017.
Abstract: A fase escolar é um período da vida do indivíduo que requer bons hábitos alimentares a fim de ofertar ao organismo energia para o estirão pubertário dentre outras necessidades e para promoção de saúde. Os sucos são opções para lanches intermediários, visto que possuem os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais) Objetivo: Desenvolver suco com propriedade nutritiva para crianças. Metodologia: Foi desenvolvido um suco visando suas as caraterísticas nutricionais de Frutas, Legumes e Verduras que são mais consumidas por crianças de 7 a 10 anos de idade; aplicado teste sensorial para verificar a opinião do mesmo público alvo e por fim, desenvolvido embalagem, rotulagem e informação nutricional do mesmo. Resultados e Discussão: O suco teve ótima aceitação sensorial nos quesitos sabor (57%), textura (33%) e cor (50%). Conclusão: Devido ao ritmo de vida acelerado, os sucos podem ser alternativas para a prevenção de doenças carenciais por contribuir com a ingestão de frutas, legumes e verduras de forma integral, a proposta de suco apresentada nesse trabalho garante a ingestão dos micronutrientes: vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6), Vitamina C, Cálcio, Potássio, Fósforo e Fibras alimentares.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6068
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desenvolvimento de suco nutritivo para crianças.pdf
  Restricted Access
867.7 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.