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Title: Promoção do consumo integral dos alimentos
Other Titles: Promotion of complete food consumption
Authors: SILVA, Gabriel Ferreira
ANUNCIAÇÃO, Melissa Isabela Moura dos Santos da
Advisor: ROQUE, Edmara
SOUZA, Suelen Jorge de
type of document: Monografia
Keywords: Alimentos;Cenoura;Desperdício de alimentos;Educação alimentar e nutricional;Espinafre;Segurança alimentar;Pesquisa de consumidor
Issue Date: 2018
Publisher: 238
Citation: SILVA , Gabriel Ferreira; ANUNCIAÇÃO, Melissa Isabela Moura dos Santos da. Promoção do consumo integral dos alimentos, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2018.
Abstract: Introdução: O aproveitamento integral torna-se uma solução importante na parte nutricional e financeira a nível domiciliar(ROSÁRIO et. Al., 2011).O conhecimento nutricional da população não é obrigatório, mas a distinção referente as partes não convencionais como cascas e talos fornece maior aporte nutricional e segurança alimentar(GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA, 2014),(ANVISA, 2004). Objetivo geral: Pro-mover e orientar o consumo integral dos alimentos. Objetivos específicos: Conscientizar a importância nutricional das partes desperdiçadas dos alimentos; Realizar análise sensorial de uma preparação com o uso integral dos alimentos; Realizar análise de satisfação da palestra. Metodologia: O trabalho foi direcionado às donas de casa. Foi realizada a palestra em dois locais diferentes sobre o tema e uma degustação de bolo de cenoura com cobertura de chocolate,com o uso integral da cenoura. E foi desenvolvido um questionário para a coleta de dados. Resultados e discussões: Os resultados obtidos durante a pesquisa de campo foram satisfatórios, pois as informações levadas ao público-alvo foram direcionadas ao tema proposto com êxito. Segundo a tabela, obtida através dos dados resultantes da pesquisa, foram positivos e relacionaram-se ao tema adaquadamente todas as respostas do questionário proporcionaram o conhecimento dos hábitos do público, com exceção da questão 2 onde a maioria dos entrevistados desperdiçam alimentos em suas casas. Relacionando os gráficos, foi rea-lizada a comparação de análise sensorial em relação ao “adorei”: Sabor(Gráfico 1), Bolo de cenoura (81%) e Patê de talos light (65,62%); Em relação também ao odor/aroma(Gráfico 2), em comparação ao cookie ela-borado por (MAURO,SILVA,FREITAS,2010) com farinha de talo de espinafre, foi comparativo a nota 7 com o percentual de 74% de “Adorei”, segundo o gráfico, do bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Segundo o artigo de duas tortas salgadas com talos de couve-flor e brócolis(SOUZA et al., 2007), o atributo aparência apresentou a menor diferença, indicando notas equiva-lentes a do bolo, notas entre 8 e 9; A aceitabilidade do público adulto do doce de coco segundo Santana e Oliveira (2005) foi de 86% esse resultado se as-semelha a porcentagem alcançada em relação a textura(Gráfico 4) do bolo de cenoura, 87% em “Adorei”. Considerando o resultado final ao observar o gráfico, é possível concluir que a palestra foi efetiva já que 70% do público respondeu que adorou. Conclusão: Os resultados obtidos através da palestra foram positivos devido ao grande índice de aprovação do público que demonstraram satisfação em receber informações práticas , de como otimizar o consumo dos alimentos em seu cotidiano.
The nutritional knowledge of the population is not obligatory, but the distinction refers to the non-conventional parts such as barks and stalks. provides greater nutritional support and food security (FOOD GUIDE FOR THE BRAZILIAN POPULATION, 2014), (ANVISA, 2004). General objective: Pro-move and guide the consumption of whole foods. Specific objectives: To realize the nutritional importance of the wasted parts of food; Perform sensory analysis of a preparation with the full use of food; Perform satisfaction analysis of the lecture. Methodology: The work was directed to the housewives. The lecture was held at two different locations on the subject and a tasting of carrot cake with chocolate coating, with the full use of the carrot. And a questionnaire was developed for data collection. Results and discussions: The results obtained during the field research were satisfactory, since the information given to the target audience was directed to the topic proposed successfully. According to the table, obtained through the data resulting from the research, were positive and related to the topic properly all the answers of the questionnaire provided the knowledge of public habits, except for question 2 where most of the interviewees waste food in their homes. Comparing the graphs, the comparison of sensory analysis with respect to "adorei" was performed: Flavor (Graph 1), Carrot cake (81%) and Light stalks pate (65.62%); In relation to the odor / aroma (Graph 2), compared to the cookie made by (MAURO, SILVA, FREITAS, 2010) with spinach stems flour, it was compared to note 7 with the percentage of 74% of "Adorei ", According to the chart, of the chocolate covered carrot cake. According to the article of two salted pies with cauliflower stems and broccoli (SOUZA et al., 2007), the attribute appearance presented the smallest difference, indicating notes equivalent to that of the cake, notes between 8 and 9; According to Santana and Oliveira (2005), the adult adeptness was 86%. This result is similar to the percentage reached in relation to the texture (Graph 4) of the carrot cake, 87% in "Adorei". Considering the final result when looking at the graph, it is possible to conclude that the lecture was effective since 70% of the audience responded that they loved it. Conclusion: The results obtained through the lecture were positive due to the great index of approval of the public that demonstrated satisfaction in receiving ractical information, of how to optimize the consumption of the foods in their daily life.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5989
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