Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5930
Title: PANC´S: Elaboração de Verrine a base de Azedinha e Castanha De Baru (Rumex acetosa l. e Dipterix alata vog.)
Other Titles: PANCS's: Elaboration of Verrine based of Azedinha and Baru Chestnut (Rumex Acetosa L. and Dipterix Alata Vog.)
Authors: SILVA, Camila Alves da
SOUZA, Hellen Fernanda F. de
PACHECO, Isabelle Rodrigues
ITAMURA, Larissa Kaori
BESSA, Letícia Luzia Soares
Advisor: SANT'ANA, Fernanda Caroline Bernardo
SILVA, Cristiane Bastos de Oliveira
type of document: Monografia
Keywords: Alimentos de origem vegetal;Castanha
Issue Date: Dec-2018
Publisher: 199
Citation: SILVA, Camila Alves da. SOUZA, Hellen Fernanda F. de. PACHECO, Isabelle Rodrigues. ITAMURA, Larissa Kaori. BESSA, Letícia Luzia Soares. PANC´S: Elaboração de Verrine a base de Azedinha e Castanha De Baru (Rumex acetosa l. e Dipterix alata vog.), 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2018
Abstract: Segundo Valdely Kinupp (2017), PANC´s significam todas as plantas que podem ser consumidas, mas não são. Deve se assim imaginar todas as plantas comestíveis que existem. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC´S), antes eram conhecidas, em sua maioria, como ervas daninhas, inços, matos etc. (KINUPP, 2009). O objetivo geral desse trabalho é demonstrar ao público as propriedades nutricionais e funcionais das PANC´S, bem como mostrar que as mesmas podem ser inseridas em preparações gastronômicas, sendo elas protagonistas ou até mesmo como elementos complementares. As Plantas Alimentícias Não Convencionais que terão maior destaque nesse projeto serão a Azedinha (Rumex acetosa) e a Castanha de Baru (Dipterix alata) devido seus potenciais nutricionais e suas atribuições gastronômicas, verificados durante pesquisas. A Azedinha (Rumex acetosa) é rica em ácido oxálico, que dá seu sabor típico (cautela com doenças renais crônicas). Possui variedades com folhas verdes (comuns) e púrpuras. É rica em vitamina A, C, K e Mg, tendo baixo valor energético (25 Kcal em 100 g). É fonte de protoantocianidinas, com potenciais ações antioxidantes e antivirais para herpes simples. (KINUPP, 2014) Já a Castanha de Baru (Dipterix alata vog.) é o fruto da árvore baruezeiro, possuem um grande valor calórico (500 kcal/100g). Utiliza-se também o uso medicinal, farmacêutico e até mesmo para artesanatos que acaba ajudando a contribuir para a renda familiar dos comerciantes. (LEMOS, 2012) A sobremesa elaborada foi a Verrine, que é toda a preparação feita em copos, podendo ser salgada ou doce, onde um dos principais objetivos era investir nas diferentes texturas e sabores, desde o suave do pão de ló, até o duro da castanha do baru. Levando em conta, também, a apresentação, deixando as cores em harmonia, dividindo a sobremesa em camadas, e melhorando a visualização dos ingredientes. A montagem da sobremesa foi feita colocando o pão de ló na base do copo, em seguida umedecendo o bolo com chá da azedinha, uma camada de castanha de Baru triturada, o ganache de chocolate meio amargo e por fim a mistura de sorvete de creme com azedinha, sendo a Verrine decorada com farelos da castanha, juntamente com folhas da azedinha na superfície do copo.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5930
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nut_2018_etim_camilaalves_verrine.pdf
  Restricted Access
791.42 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.