Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5694
Title: Proposta de projeto integrador para o desenvolvimento de competências empreendedoras em uma faculdade de tecnologia
Other Titles: Proposal of an integrative project for the development of entrepreneurial skills in a technology college
Authors: CAETANO, Glauco Wender
Advisor: TREVELIN, Ana Teresa Colenci
Other contributor: BUENO, Carlos Renato
type of document: Monografia
Keywords: Empreendedorismo;Gestão de projetos;Simulação (aprendizagem)
Issue Date: Jun-2021
Publisher: 269
Citation: CAETANO, Glauco Wender. Proposta de projeto integrador para o desenvolvimento de competências empreendedoras em uma faculdade de tecnologia. 2021. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial). Fatec São Carlos, São Carlos, 2021.
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi analisar um projeto integrador em educação empreendedora, utilizando-se das Atividades Autônomas de Projeto da Fatec São Carlos, no intuito de desenvolver competências empreendedoras, como liderança, resolução de problemas, proatividade, criatividade e um processo de ensino-aprendizagem mais interdisciplinar, inovador e participativo. A pesquisa teve como suporte metodológico a abordagem qualitativa, tendo como característica um estudo exploratório-descritivo desenvolvido através de uma revisão bibliográfica que aborda a educação empreendedora e a aprendizagem baseada em projetos. Como resultado, propõe-se discutir a atualização da metodologia utilizada nas AAPs com a adoção de novos métodos interdisciplinares, como os princípios da aprendizagem baseada em projetos e a utilização de hackathons no ambiente acadêmico, que proporcionem um aprendizado superior a elaboração de planos de negócios e que incluam o desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos das Faculdades de Tecnologia. Com isso, espera se que a proposta desperte ainda mais nos estudantes a importância do empreendedorismo.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5694
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.