Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5611
Title: Desenvolvimento de um aplicativo de plataforma virtual e digital para o melhor funcionamento da biblioteca: através de funções como consultas, sinopses, reservas e acesso online a TCC’s.
Other Titles: Development of a virtual and digital platform application for the best library operation: through functions such as consultations, synopses, reservations and online access to TCC's.
Authors: OLIVEIRA, Abner Maciel de
ROCHA, Andressa dos Reis
FIGUEIREDO, Daniel Nathan de Souza
RODRIGUES, Deiverson Rafael Ferraz da Cruz
SILVA, Inês Guedes da
OLIVEIRA, Joaquim Alves de
CAVALCANTI, Sarah Oliveira de Luna
SILVA, Sarah Regina dos Santos
Advisor: ZAMPIERI, David Ricardo
OLIVEIRA, Fabiano Costa de
type of document: Monografia
Keywords: Desenvolvimento de software;Bibliotecas
Issue Date: Dec-2018
Publisher: 199
Citation: OLIVEIRA, Abner Maciel de. ROCHA, Andressa dos Reis. FIGUEIREDO, Daniel Nathan de Souza. RODRIGUES, Deiverson Rafael Ferraz da Cruz. SILVA, Inês Guedes da. OLIVEIRA, Joaquim Alves de. CAVALCANTI, Sarah Oliveira de Luna. SILVA, Sarah Regina dos Santos. Desenvolvimento de um aplicativo de plataforma virtual e digital para o melhor funcionamento da biblioteca: através de funções como consultas, sinopses, reservas e acesso online a TCC’s, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2018
Abstract: No trabalho a seguir, será abordado um tema relativamente atual, que são os aplicativos. Tais ferramentas que nos auxiliam durante o percorrer do dia e que podem ser usadas para muitos objetivos. O poder da tecnologia é extremamente grande e quando usado de forma correta, pode-se obter um grande resultado. No presente caso, o aplicativo desenvolvido fornecerá uma melhoria para instituições de ensino, com a finalidade de proporcionar um fácil acesso dos alunos para com os livros e documentos da biblioteca, primeiramente da ETEC Cidade Tiradentes, SP. Posteriormente o desejo do grupo é expandir o alcance do aplicativo para beneficiar outras escolas, sendo elas particulares, municipais ou estaduais. A integração da biblioteca com o aplicativo se torna viável, pois estudos foram feitos e comprovou a necessidade de implementar a tecnologia no ambiente escolar, no caso a biblioteca da ETEC Cidade Tiradentes. Além do aplicativo, uma hipótese do trabalho é produzir uma plataforma digital para os funcionários da biblioteca, que ajudará no controle do local, como por exemplo, os alunos que frequentam mais a biblioteca, quantos alunos ela recebe diariamente, e o principal que seria o controle total dos livros presentes na biblioteca e os que estão em empréstimo, isso tudo com a ajuda de um “scanner”, ou seja, todos os livros serão catalogados no sistema e na entrada e/ou saída de livros o próprio sistema se atualizará e para os alunos, as sinopses das obras serão disponibilizadas no próprio aplicativo que será oferecido de forma gratuita para os estudantes, porém também no incentivo à leitura para os alunos. O foco do trabalho é mostrar para os estudantes os livros da instituição e ajudar em todo o processo de empréstimo, devolução, pesquisa, estudo e reservas. Além de minimizar o tempo dos alunos que é de extrema importância, logo o estudante otimizará o seu tempo livre para outras tarefas.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5611
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adm_2018_2_e-n_abnermaciel_desenvolvimentodeumaplicativo.pdf
  Restricted Access
2.25 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.