Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5450
Title: Estudo dos resíduos sólidos de serviços e eventos realizados pela Fatec Jundiaí
Other Titles: Study of solid waste from services and events held by Fatec Jundiaí
Authors: BAKR, Leila Cristina
Advisor: TENANI, Mariana Garcia de Abreu
Other contributor: CUNHA, Claudio da
GARCIA, Célio Aparecido
type of document: Monografia
Keywords: Eventos;Educação ambiental;Sustentabilidade;Resíduos
Issue Date: 24-Jun-2021
Publisher: 114
Citation: BAKR, Leila Cristina. Estudo dos resíduos sólidos de serviços e eventos realizados pela fatec Jundiaí.2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Eventos)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2021.
Abstract: A Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - “Deputado Ary Fossen” (Fatec Jundiaí) situa- se dentro do Complexo da Estação Ferroviária de Jundiaí (Complexo Fepasa), localizado na Avenida União dos Ferroviários, s/no no centro da cidade de Jundiaí-SP, ocupado por serviços e atividades diversas, caracterizando-se a transformação do espaço geográfico e a sua refuncionalização de uso. Existe uma demanda por serviços diversos que traz consigo um problema inerente à atividade humana, que é a geração de resíduos, e a necessidade de se fazer a sua gestão adequada. Para atender a essa demanda torna-se necessário criar uma estratégia de convivência com o problema, que possibilite a realização de eventos com minimização de impactos sobre o meio ambiente. Partindo da premissa de que um evento é uma atividade econômica de serviços e que para ser sustentável deve atender as três dimensões da sustentabilidade, trazendo benefícios sociais e econômicos e respeitando o meio ambiente, pode-se considerar que o mesmo pode ser aplicado ao setor de serviços em geral, como as atividades de ensino. Acredita-se que se houver a sensação de pertencimento ao meio a adesão ao comportamento responsável será melhor compreendida. É preciso entender que a educação ambiental permeia todas as atividades, sobrepondo-se à infraestrutura e aos projetos. O que importa é o processo. Segregar o lixo, recolher o lixo, e fazer sua destinação correta são uma prática necessária para a sustentabilidade e para modificar conceitos. O objetivo deste trabalho é estudar a geração de resíduos na Fatec Jundiaí e apresentar alternativas para o seu gerenciamento, incluindo ações de educação ambiental, em consonância com o Plano Municipal de Resíduos Sólidos. A pesquisa possui natureza descritiva e exploratória, com abordagem quali e quantitativa. Optou-se pelos seguintes critérios para análise dos resultados: existência ou não de ações para educação ambiental (sobre redução e reutilização no planejamento e organização de serviços e eventos), existência ou não de sinalização, existência ou não de equipamentos de coleta e de local adequado para armazenamento dos resíduos, e existência ou não de coleta seletiva. A pesquisa de sustentabilidade e a avaliação dos procedimentos existentes para descarte dos resíduos sólidos servem de embasamento para a elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos e de um programa de educação ambiental continuada, enfatizando-se a importância de se pensar em um Sistema de Gestão Ambiental - SGA integrado. Assim sendo, espera-se reduzir os impactos negativos sobre o meio com as atividades realizadas no local e criar impactos positivos, como a geração de renda, e com a participação dos alunos.
The Faculty of Technology of Jundiaí - “Deputy Ary Fossen” (Fatec Jundiaí) is located within the Jundiaí Railway Station Complex (Fepasa Complex), located at Avenida União dos Ferroviários s/no in the city center of Jundiaí-SP, occupied by various services and activities, characterizing the transformation of the geographical space and its refunctionalization of use. There is a demand for various services that brings with it a problem inherent to human activity, which is the generation of waste, and the need to make its proper management. To meet this demand, it is necessary to create a strategy of coexistence with the problem, which allows the realization of events with minimization of impacts on the environment. Starting from the premise that an event is an economic activity of services and that to be sustainable must meet the three dimensions of sustainability, bringing social and economic benefits and respecting the environment, we can consider that the same can be applied to the service sector in general, such as teaching activities. We believe that if there is a feeling of belonging in the middle the adhering to responsible behavior will be better understood. It is necessary to understand that environmental education permeates all activities, overlapping infrastructure and projects. What matters is the process. Segregating garbage, collecting garbage, and making its destination correct are a necessary practice for sustainability and for recycling concepts. The objective of this work is to study the generation of waste in Fatec Jundiaí and to present alternatives for its management, including environmental education actions, in line with the Municipal Solid Waste Plan. The research has a descriptive and exploratory nature, with a qualitative and quantitative approach. The following criteria were chosen to analyze the results: existence or not of actions for environmental education (on reduction and reuse in the planning and organization of services and events), existence or not of signaling, existence or not of collection equipment and location suitable for waste storage, and whether or not selective collection exists. The sustainability research and the evaluation of existing procedures for solid waste disposal serve as a basis for the preparation of a solid waste management plan and a continuing environmental education program, emphasizing the importance of thinking about a System of Environmental Management - Integrated EMS. Therefore, it is expected to reduce the negative impacts on the environment with the activities carried out on site and create positive impacts, such as income generation, and with the participation of students.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5450
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.