Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5425
Título: Segurança do trabalho na área da saúde: Santa Casa de Misericórdia da cidade de Osvaldo Cruz - SP
Autor(es): SILVA, Danilo Henrique da
MENDES, Isabela Vitória
DIAS, Natália Maria Queiroz
OZÓRIO, Patrícia
SOUZA, Thainá Santana de
SILVA, Vanessa Aparecida Costa e
Orientador(es): TOMAZ, Mara Regina Arenhardt
Outro(s) contribuidor(es): TOMAZ, Mara Regina Arenhardt
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Doenças ocupacionais;Segurança do trabalho;Administração hospitalar;Descarte de materiais
Data do documento: Dez-2018
Editor: 027
Referência Bibliográfica: SILVA, Danilo Henrique da; MENDES, Isabela Vitória; DIAS, Natália Maria Queiroz; OZÓRIO, Patrícia; SOUZA, Thainá Santana de; SILVA, Vanessa Aparecida Costa e. Segurança do trabalho na área da saúde: Santa Casa de Misericórdia da cidade de Osvaldo Cruz - SP, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) – Etec Amim Jundi, Osvaldo Cruz, SP, 2018.
Resumo: O trabalho é considerado mediador nas relações que se estabelecem entre os homens e a natureza e deve ser realizado em condições de segurança e dignidade. No entanto condições de segurança inadequadas no trabalho têm sido responsáveis, em muitos setores, por inúmeros acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, as quais podem levar a incapacidade temporária ou definitiva do trabalhador para o trabalho. Na área da saúde é comum nos depararmos com situações perigosas, onde as exigências de segurança no trabalho são negligenciadas causando acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. As características do ambiente hospitalar, maior campo de atuação deste pessoal, e as peculiaridades das atividades executadas tem sido responsável por inúmeros acidentes de trabalho, embora muitas vezes não notificados. Dentro da área dos profissionais da saúde a subnotificação dos acidentes de trabalho ocorre na maioria das vezes devido à falta de esclarecimento dos profissionais em relação a importância do registro do acidente para garantia de seus direitos, bem como de sua utilização como estratégia para reinvindicação de melhores condições de segurança no trabalho. Assim, gostaríamos de alertar os profissionais sobre a importância da adoção de práticas educativas referente a manipulação e descarte de materiais perfurocortantes, sobre o descarte dos lixos hospitalar, cobertura vacinal dos profissionais referente a Hepatite B e a necessidade de notificação dos acidentes. Acreditamos que a adoção de medidas educativas e preventivas efetivas pelas instituições empregadoras agregadas às políticas públicas que priorizem ações de promoção a saúde dos trabalhadores e prevenção de doenças possam minimizar a ocorrência de acidentes e doenças entre os trabalhadores de enfermagem.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5425
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEGURANÇA DO TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DA CIDADE DE OSVALDO CRUZ - SP.pdf
  Restricted Access
551.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.