Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5382
Título: Estudo da viabilidade da produção do etanol a partir do sorgo sacarino
Autor(es): PIRES, Gean Carlos Vieira
NUNES, Matheus Valenciano
CASTRO, Roberta Aparecida Lopes de
SILVA, Thaise Lopes da
HOROSINSKIS, Washington Rafael de Melo
Orientador(es): SILVA, Fernanda Cathusca Morelli
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Fernanda Cathusca Morelli
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Cana-de-açúcar;Plantas produtoras de açúcar;Sorgo açucareiro;Agronomia
Data do documento: Dez-2018
Editor: 027
Referência Bibliográfica: PIRES, Gean Carlos Vieira et al. Estudo da viabilidade da produção do etanol a partir do sorgo sacarino. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Açúcar e Álcool) – Etec Amim Jundi, Osvaldo Cruz, SP, 2018.
Resumo: O presente trabalho visa analisar o cultivo da espécie sorgo sacarino e suas vantagens mediante a indústria sucroalcooleira, pois se utiliza dos mesmos métodos de extração que o cultivar cana-de-açúcar. O sorgo sacarino pode ser cultivado em todas as áreas hoje recomendadas para cultivo da cana-de-açúcar. Nas atuais condições de cadeia produtiva de etanol no Brasil, o sorgo se encaixa perfeitamente para fornecer matéria-prima de qualidade entre os meses de janeiro a abril, quando a produção de etanol sofre grande queda no país. É pertencente à mesma família da cana-de-açúcar sendo uma cultura complementar na entressafra, pois gera rendimentos para a indústria sucroalcooleira. Foram realizadas experiências de plantio de sorgo sacarino em solo fértil, visando uma produtividade da espécie. Foi feita uma breve descrição dos tipos de sorgo existentes que são o forrageiro granifero, vassoura e por último o sorgo sacarino que foi analisado mais profundamente. Foi destacado a origem do sorgo, como ele surgiu e como ele tem sido cada vez mais utilizado pelas indústrias na entressafra de cana-de-açúcar. Foram realizadas fermentações em laboratório, medições de brix, teor alcóolico em ebuliômetro, teor de umidade e destilação para assim analisar a viabilidade do sorgo sacarino. Foi detalhado como se realizou a fermentação alcoólica e os tipos de fermentações existentes. Para uma fermentação ser realizada com sucesso existem vários fatores e há a necessidade de se prestar atenção, tais como a temperatura, o tempo de alimentação do substrato, neste caso, o caldo do sorgo sacarino, a concentração de inoculo, o pH do caldo, nutrientes e inibidores. Após análise desses resultados pode-se assim analisar a viabilidade da produção de etanol do sorgo sacarino.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5382
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDO DA VIABILIDADE DA PRODUÇÃO DO ETANOL A PARTIR DO SORGO SACARINO.pdf
  Restricted Access
1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.