Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/517
Título: Motivação no trabalho: estudo comparado em duas cerâmicas artísticas de Porto Ferreira / SP
Título(s) alternativo(s): Motivation at work: comparative study in two artistic ceramics of Porto Ferreira / SP
Autor(es): MARTINEZ, Maria Elisa Marciano
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Motivação;Administração de recursos humanos
Data do documento: 2017
Editor: 004
Referência Bibliográfica: MARTINEZ, Maria Elisa Marciano. Motivação no trabalho: estudo comparado em duas cerâmicas artísticas de Porto Ferreira / SP. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v. 5, n.1, p.14-25, mar./set. 2017. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/129/116. Acesso em 27 de junho de 2017
Série/Relatório no.: R.Tec.FatecAM, Americana, v.5, n.1, p.14-25, mar./set.2017;
Resumo: O setor cerâmico enfrenta uma sequência de crises desde o final do ano de 2001. A instabilidade econômica do país, a falta de programas habitacionais, o aumento dos insumos - mais especificamente - do gás natural, que de 2006 a 2007 teve um incremento de 2,5% em seu preço, e a crise com as importações de produtos cerâmicos chineses tem refletido negativamente não apenas no mercado do setor cerâmico, mas também afetaram incisivamente a motivação de vários funcionários deste setor. Dentro deste panorama, o trabalho tem por objetivo verificar o grau de motivação entre os funcionários de duas indústrias cerâmicas de pequeno porte de Porto Ferreira/SP – a Cerâmica Artística Marina Ltda e a Alfamar Cerâmica Artística Ltda – ambas com políticas administrativas bem distintas. O procedimento metodológico utilizado neste trabalho teve como alicerce a elaboração de um projeto de pesquisa (PP), seguido de um levantamento de dados teóricos e uma revisão bibliográfica que, juntos, possibilitaram a coleta de dados teóricos para a estruturação e confecção do questionário empregado. Foi utilizada ainda a aplicação de questionários formulados aos funcionários das já mencionadas indústrias cerâmicas. Coube aos responsáveis por cada indústria a apresentação dos resultados. Aos autores do trabalho coube a tabulação dos dados, a análise e apresentação final dos resultados condensados da pesquisa. Nos resultados obtidos foi possível concluir que as políticas administrativas da empresa influenciam no grau de motivação dos funcionários. Observou-se que os funcionários da Cerâmica Marina foram os mais motivados. Já os funcionários da Cerâmica Alfamar apresentaram um grau de desmotivação, sendo influenciados aqui por fatores higiênicos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/517
ISSN: 2446-7049
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos do CPS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
motivacao_trabalho.pdf862.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.