Please use this identifier to cite or link to this item: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5048
Title: Desenvolvimento de competências socioemocionais em sala ambiente – ensino de língua portuguesa e literatura
Other Titles: Development of socio-emotional skills in an environment room - teaching of Portuguese language and literature
Authors: DOURADO, Janaína Rute da Silva
GOIS, Joice Silva
metadata.dc.type: Artigo científico
Keywords: Métodos de ensino;Sala de aula
Issue Date: 2021
Publisher: 275
Citation: DOURADO, Janaína Rute da Silva; GOIS, Joice Silva. Desenvolvimento de competências socioemocionais em sala ambiente – ensino de língua portuguesa e literatura. RGE - Revista de Gestão e Estratégia. Assis, v.1, n.3, p. 63-72, 2021. Disponível em: https://storage.googleapis.com/production-hostgator-brasil-v1-0-3/703/940703/o9vuz1RL/4dcfd66d9bbf497ab5b0067a65bc1fc1?fileName=RGE%20-%20Vol.1%20-%20N%C2%BA3%20-%202021.pdf. Acesso em 05 de maio de 2021.
Series/Report no.: Revista de Gestão e Estratégia - RGE; v.1, n.3, 2021.
Abstract: A proposta deste relato de experiência é demonstrar o uso das metodologias ativas – sala ambiente – contribui para o efetivo aprendizado dos alunos do ensino médio e técnico. O método tradicional de ensino que segue a concepção de educação bancária explicitada por Freire. A educação bancária é aquela na qual o professor é o narrador e os alunos são os ouvintes. Nessa educação, cabe ao professor narrar o conteúdo, e ao aluno fixar, memorizar, repetir, sem perceber o que o conteúdo transmitido realmente significa. O objetivo é trazer o aluno como protagonista ciente do seu potencial de argumentação e responsabilidade das suas ações no processo ensino aprendizagem. Uma das reflexões mais profundas em contato com os estudos, uma declaração ética, mais que poética, as conferências que Calvino preparou para a Universidade de Harvard representam o testamento artístico de um dos protagonistas do fim do milênio. Em meio à cada vez mais aguda crise contemporânea da linguagem, o grande escritor italiano identifica as seis qualidades que apenas a literatura pode salvar – leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade, consistência - virtudes a nortear não apenas a atividade dos escritores, mas cada um dos gestos da nossa existência. “... há coisas que só a literatura com seus meios específicos nos pode dar”. CALVINO (1990). Palavras-chave: Metodologias Ativas, Sala Ambiente, Aprendizado.
The purpose of this experience report is to demonstrate the use of active methodologies - room environment - contributes to the effective learning of high school and technical students. The traditional teaching method that follows the concept of banking education explained by Freire. Banking education is one in which the teacher is the narrator and the students are the listeners. In this education, it is up to the teacher to narrate the content, and the student to fix, memorize, repeat, without realizing what the transmitted content really means. The objective is to bring the student as a protagonist aware of his potential for argument and responsibility for his actions in the teaching-learning process. One of the most profound reflections in contact with studies, an ethical statement, rather than a poetic one, the lectures that Calvin prepared for Harvard University represent the artistic testament of one of the protagonists of the end of the millennium. In the midst of the increasingly acute contemporary crisis of language, the great Italian writer identifies the six qualities that only literature can save - lightness, speed, accuracy, visibility, multiplicity, consistency - virtues to guide not only the activity of the writers, but each of the gestures of our existence. "... there are things that only literature with its specific means can give us". CALVINO (1990).
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5048
ISSN: 2674-6743
Appears in Collections:Artigos de Periódicos do CPS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.