Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4994
Title: Desenvolvimento de um protótipo de neuromiógrafo portátil não invasivo para mapeamento de sinas elétricos periféricos
Authors: ALVES, Elisângela de Souza
Advisor: OLIVEIRA, Elaine Conceição de
type of document: Monografia
Keywords: Biometria;Dispositivos e equipamentos médicos;Reabilitação;Acidente vascular cerebral
Issue Date: Jun-2020
Publisher: 003
Citation: ALVES, Elisângela de Souza. Desenvolvimento de um protótipo de neuromiógrafo portátil não invasivo para mapeamento de sinais elétricos periféricos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2020.
Abstract: Na última década houve um aumento substancial na demanda por reabilitação, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 200 milhões de pessoas tem dificuldades funcionais, exigindo do sistema de saúde meios mais eficazes de agilizar o diagnóstico dos pacientes, visto que o acesso a cuidados em tempo oportuno é essencial para o tratamento e recuperação do paciente em fase de reabilitação. Com base na literatura, as doenças que atingem a condução de impulsos nervosos são as maiores causas de diminuição da funcionalidade humana, quando não tratados de forma apropriada, podem ocasionar diminuição na qualidade de vida, restrições de independência e na participação social, educacional e laboral, impactando a auto-sustentabilidade dos pacientes. Para o desenvolvimento de dispositivos para pessoas com deficiência motora torna-se necessário entender conceitos aplicados a captação de sinais bioelétricos, atrelado a isso é necessário entender como funciona o sistema nervoso e como se dá o processo de reabilitação a nível cerebral. Toda pessoa que apresente redução funcional precisa de tratamento e monitoramento, com o propósito de garantir que não ocorra o agravamento da incapacidade ou do seu estado clínico, então com base nessas premissas, surge à proposta deste trabalho que consistirá em um protótipo de captação de sinais bioelétricos do sistema nervoso periférico para indivíduos que possuam deficiência motora, tais como neuropatias, traumatizados, dando ênfase especial a vítimas de AVC que expressivamente são afetados. Nesse projeto foi utilizada a metodologia de gestão com foco em demanda específica, desenvolvida pelo núcleo BIOTECNOL para o Processo Desenvolvimento de Produtos (PDP) visando à construção de um dispositivo eficiente e de alta usabilidade. Um protótipo virtual foi desenvolvido em Solidworks e esquema de ligação do circuito foram desenvolvidos na plataforma Proteus Profissional 8. Por fim, o sistema primário em teste de bancada apresentou resultados positivos em relação ao seu funcionamento, oferecendo uma grande gama de possibilidades para trabalhos futuros.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4994
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG_Elisângela de Souza Alves.pdf
  Restricted Access
2.06 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.