Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4939
Title: A influência da desmotivação como causa de rotatividade: estudo de caso em um restaurante no Tivoli Shopping Center na cidade de Santa Bárbara d’Oeste – SP.
Other Titles: The influence of demotivation as a cause of turnover: a case study in a restaurant at the Tivoli Shopping Center in the city of Santa Bárbara d’Oeste - SP.
Authors: GONÇALVES, Flávio
Advisor: VULCANO JÚNIOR, Armando
Other contributor: CREMONEZI, Graziela Oste Graziano
MOREIRA, Carlos Augusto Amaral
type of document: Monografia
Keywords: Administração de recursos humanos;Motivação;Equipe
Issue Date: 20-Jun-2020
Publisher: 004
Citation: GONÇALVES, Flávio. A influência da desmotivação como causa de rotatividade: estudo de caso em um restaurante no Tivoli Shopping Center na cidade de Santa Bárbara d’Oeste – SP, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2020
Abstract: O presente estudo tem como objetivo entender o quanto a desmotivação de funcionários tem como consequência grande rotatividade deles, refletir sobre os possíveis fatores que podem motivar os funcionários de uma empresa de alimentação em uma praça de alimentação dentro de um shopping center, bem como evidenciar quais são as principais causas da desmotivação e como isso pode ser amenizado. A construção do artigo se deu por meio da demonstração de uma situação real, vivenciada por funcionários da empresa Grileto Ltda., restaurante localizado na praça de alimentação do Tivoli Shopping Center, localizado na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo, através de uma pesquisa qualitativa, e pode ser feito um comparativo em relação às possíveis soluções, com base em referenciais teóricos. O método de pesquisa foi a aplicação de um questionário quantitativo aos colaboradores, respeitando-se os preceitos éticos de pesquisas dessa natureza e outro questionário quantitativo para os colaboradores que se desligaram da empresa. A partir dos resultados obtidos buscou-se melhorias e desenvolvimento de programas de incentivo como formas de estímulo à motivação, tais como programas de recompensa por desempenho, benefícios e reconhecimento, oportunidades de crescimento pessoal e profissional
The presente study aims to understand how much employee demotivation has as a consequence great turnover of them, to reflect on the possible factors that can motivate the employees of a food company in a food court inside a shopping mall, as well as to highlight what are the main causes of demotivation and how this can be softened. The construction of the article took place through the demonstration of a real situation, experienced by employees of the company Grileto Ltda., restaurant located in the food court of Tivoli Shopping Center, in Santa Bárbara D’Oeste, interior of São Paulo, through a qualitative research, and a comparison could be made regarding the possible solutions, based on theoretical references. The research method was the application of a quantitative questionnaire to employees, respecting the ethical precepts of research of this nature and another quantitative questionnaire for employees who left the company. Based on the results obtained, improvements were sought and incentive programs were developed as ways of stimulating motivation, such as reward programs for performance, benefits and recognition, opportunities for personal and professional growth
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4939
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1S2020_Flávio Gonçalves_OD0846.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open
Comprovante - Flávio Gonçalves.docx
  Restricted Access
72.97 kBMicrosoft Word XMLView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.