Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4915
Título: Automação para sistema de aquaponia utilizando plataforma arduíno
Autor(es): PEDRO, Paula Yara Daas
Orientador(es): FURLAN, Humber
Outro(s) contribuidor(es): FURLAN, Humber
FONTES, Marcelo Bariatto Andrade
ZAMBOM, Luís da Silva
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Piscicultura;Hidroponia;Cultivo de plantas;Indústria de alimentos;Controladores programáveis;Circuitos elétricos
Data do documento: 16-Dez-2020
Editor: 002
Referência Bibliográfica: PEDRO, Paula Yara Daas. Automação para sistema de aquaponia utilizando plataforma arduíno, 2020. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2020.
Resumo: Uma montagem em prol da sustentabilidade e produtividade de alimentos saudáveis. Foi elaborado aqui um protótipo de sistema de aquaponia, onde se integra a criação de peixes de várias espécies com vegetais, também de muitas variedades. O sistema foi montado utilizando a plataforma arduino, relés de abertura e fechamento de contatos elétricos para acionamento do sistema de circulação de água, sua reposição e alimentador para peixes. O sistema concebido é totalmente automático, a não ser a captação de água para o reservatório (de eliminação do cloro), no caso de abastecimento de água através de uma concessionária de fornecimento de água, como por exemplo, a SABESP. Se não for utilizada água da concessionária, caso de uma pequena propriedade rural, este poderá servir para decantar impurezas que porventura venham de nascentes ou regos d’água que abastecerão esse sistema. Os componentes desse sistema são de fácil aquisição e baixo custo. Sua programação foi elaborada com algoritmo de simples compreensão e fácil obtenção de suas bibliotecas nos fóruns abertos de programação do arduino. O protótipo em questão se mostrou totalmente automatizado, funcionando dentro dos parâmetros aconselhados por órgãos de recomendações agropastoris em nosso país como a EMBRAPA.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4915
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pula Yara Daas Pedro.pdf
  Restricted Access
1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.