Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4447
Title: Estudo da dureza de encruamento por tração do aço SAE 1045 temperado e revenido
Other Titles: Traction hardening study of tempered and tempered SAE 1045 steel
Authors: SANTOS, Rogerio Gonçalves dos
Advisor: BARTOLOMEI, Suellen Signer
LIMA, Nirlei Santos de
type of document: Artigo científico
Keywords: Encruamento;Aço;Tratamento térmico de têmpera;Revestimento de superfícies;Tração;Materiais;Nanotubos;Nanotecnologia
Issue Date: Jun-2020
Publisher: 003
Citation: SANTOS, Rogério Gonçalves dos. Estudo da dureza de encruamento por tração do aço SAE1045 temperado e revenido, 2020. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Processos Metalúrgicos) – Fatec José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2020.
Abstract: A importância deste trabalho é analisar o quanto o aço 1045 irá modificar as suas estruturas após tratamento térmico de têmpera, seguido de revenimento com temperatura diferentes e sendo submetidos ao ensaio de tração com e sem rompimento dos corpos de prova (CP). O estudo consiste em analisar o encruamento do aço 1045, um aço com médio teor de carbono trefilado, temperado a 850 °C e revenido em diferentes temperaturas (300,450 e 650 °C) para determinar quanto irá encruar seus grãos após submetido a conformação mecânica de tração. O estudo foi realizado em 9 CP, com uma pré-carga de tração de 3500 N, sendo feito em dois corpos de prova de cada com diferentes temperaturas de revenimento, com rompimento total de um e do outro com encruamento. Após este estudo confirmou-se que através do processo de conformação mecânica de tração nos corpos de provas teve-se um aumento considerável na resistência mecânica do aço 1045, esse aumento da resistência mecânica ocorreu através do fenômeno de encruamento que ocorre em metais quando submetidos ao trabalho a frio.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4447
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rogério Gonçalves dos Santos (Prof. Suellen e Nirlei - Processos Metalúrgicos).pdf
  Restricted Access
1.83 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.