Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4389
Title: A importância do transporte ferroviário para o transporte de grãos
Other Titles: The importance of rail transport for grain transport
Authors: RIBEIRO, Amanda do Nascimento Alves
Advisor: VENTURA, Acácia de Fátima
type of document: Artigo científico
Keywords: Transporte ferroviário;Transporte de mercadorias
Issue Date: 2016
Publisher: 004
Citation: RIBEIRO, Amanda do Nascimento Alves. A importância do transporte ferroviário para o transporte de grãos, 2016. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016. Trabalho apresentado no VII Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog. Americana, 2016
Abstract: Este artigo é um estudo sobre a malha ferroviária brasileira para o transporte de grãos. Sabese que a produção de grãos é importante e ativa não só no Brasil, mas em outros países do mundo todo. Após a colheita, a safra de grãos deve ser direcionada a vários lugares, e precisam de uma boa armazenagem, essa que por sua vez é de suma importância para garantir a qualidade do produto, pois de nada adianta produção elevada, produtividade com qualidade e perder o produto no momento da armazenagem, e para que não corra o risco da produção ficar comprometida é necessário que até mesmo no transporte o processo seja escolhido com cautela. O transporte de grãos, em sua maioria, é feito por modal rodoviário, o que causa maior transbordo de carga, tornando o frete mais caro e consideravelmente perigoso por ter mais chances de roubo. O modal ferroviário seria o meio de transporte mais seguro, barato, e evitaria menos perda para esse tipo de carga, pois tem maior capacidade de carga, apesar de ser um transporte lento, se existisse uma malha ferroviária ampla, os produtores de grãos teriam menos perdas do seu produto e consequentemente um custo menor, onde esse mesmo produto chegaria ao seu consumidor final mais barato. Foi estudado as condições das ferrovias e a viabilidade de transportar grãos em vagões.
Description: Artigo apresentado no VII FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 7, 20 a 21 de maio de 2016. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4389
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20162S_RIBEIROAmandaNascimentoAlves_OD0829.pdf213.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.