Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/426
Título: Ambientes virtuais de aprendizagem e avaliação do AVA Moodle
Título(s) alternativo(s): AVA Moodle Virtual environments for learning and evaluation
Autor(es): BONNEAU, Pedro Enderle
Orientador(es): ROCCIA, Clerivaldo José
Outro(s) contribuidor(es): LACERDA, Antonio Alfredo
ANDRADE, Kleber de Oliveira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Informática - educação
Data do documento: 10-Dez-2015
Editor: 004
Referência Bibliográfica: BONNEAU, Pedro Enderle. Ambientes virtuais de aprendizagem e avaliação do AVA Moodle, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015
Resumo: Ambientes virtuais de aprendizagem são cada vez mais importantes no cenário da educação, tendo se tornado uma ferramenta quase obrigatória no ensino superior, tanto para permitir a Educação à Distância, quanto para apoiar o ensino presencial. O objetivo desse Trabalho de Conclusão de Curso é realizar a avaliação do software Moodle, sendo esse o principal AVA de código aberto utilizado mundialmente. Para tanto, foram estudados na revisão bibliográfica aspectos sobre Educação à Distância, conceitos e funcionalidades de sistemas AVA, e conceitos de usabilidade que subsidiaram a pesquisa. Também foram revisados os principais pontos de alguns sistemas AVA open source, sendo eles o Teleduc, Atutor, Moodle e Sakai. Foi então conduzido um estudo de usabilidade, com aplicação de um questionário, junto a alunos dessa instituição que utilizam o sistema Moodle. Analisando-se os resultados, foi possível identificar os pontos do sistema que segundo as respostas dos participantes exigem aprimoramentos, o que possibilitaria a utilização desse AVA com mais eficiência, e certamente auxiliaria o processo educacional onde se faz uso dessa ferramenta. Após as análises dos resultados da pesquisa, foram apresentadas sugestões de melhorias para ambientes AVA, baseadas nas respostas obtidas ao longo da pesquisa.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/426
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20152S_BONNEAUPedroEnderle_CD2416.pdf3.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.