Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41027
Título: Pandemia da covid-19 e seus reflexos nos ramos de vestuário feminino: um estudo de caso em Bragança Paulista
Título(s) alternativo(s): The COVID-19 pandemic and its impact on the women's clothing industry: a case study in Bragança Paulista
Autor(es): NASCIMENTO, Adriano
HORITA, Helina Miwa
MOSSIM, Isabela
SOUZA, Pamela Miranda de
Orientador(es): SILVA, Alciene Ribeiro Feitoza da
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Inclusão digital;Competitividade;Varejo;Moda feminina;Microempresas;Covid-19;Inovação
Data do documento: 25-Nov-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: NASCIMENTO, Adriano; HORITA, Helina Miwa; MOSSIM, Isabela; SOUZA, Pamela Miranda de. Pandemia da covid-19 e seus reflexos nos ramos de vestuário feminino: um estudo de caso em Bragança Paulista, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os reflexos da pandemia da Covid-19 no setor de vestuário feminino em Bragança Paulista, identificando as estratégias de adaptação adotadas por micro e pequenas empresas no período pós-pandemia. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, qualitativa e descritiva, conduzida por meio de questionário estruturado aplicado a 10 (dez) empresas do setor, complementado por análise documental e observação de perfis comerciais nas redes sociais. Os resultados indicam predominância de negócios com atuação híbrida entre loja física e canais digitais, intensificação do uso de redes sociais como principal meio de relacionamento com clientes, consolidação do e-commerce e do social commerce, além da adoção de meios de pagamento digitais, especialmente o PIX. Observou-se que estratégias incorporadas durante o período de isolamento, como consultorias virtuais, promoções on-line e engajamento contínuo, foram mantidas e ampliadas após a pandemia. Conclui-se que a aceleração digital se tornou um elemento estruturante do varejo de moda feminina local, reforçando a necessidade de inovação, capacitação tecnológica e modelos de negócio híbridos para assegurar competitividade e sustentabilidade no cenário pós-pandemia.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41027
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.