Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40964
Título: Uso de energia solar em estação de esgoto: o caso sustentável de Mogi Mirim
Título(s) alternativo(s): Use of solar energy in a sewage treatment plant: the sustainable case of Mogi Mirim
Autor(es): SILVA, Derivaldo Antônio da
SOUZA, Izilda Alves de
PORTO, Milena Félix
Orientador(es): LIMA, Anderson Antonio de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Energia solar;Tratamento de esgotos sanitários;Estações de tratamento de água;Saneamento;Sustentabilidade
Data do documento: 25-Nov-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: SILVA, Derivaldo Antônio da; SOUZA, Izilda Alves de; PORTO, Milena Félix. Uso de energia solar em estação de esgoto: o caso sustentável de Mogi Mirim, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: O estudo tem como objetivo central analisar os impactos da implementação da energia solar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mogi Mirim e a contribuição dessa medida para a consolidação das práticas de ESG (Ambiental, Social e de Governança) na gestão pública municipal. A relevância da pesquisa se manifesta no cenário atual, onde a adoção das diretrizes ESG se torna essencial para guiar decisões mais sustentáveis, éticas e responsáveis, impulsionada pelas urgências climáticas e pela escassez de recursos naturais. A pesquisa utilizou uma metodologia exploratória-descritiva com abordagem qualitativa, adequada para aprofundar a interpretação de fenômenos sociais e das percepções dos envolvidos. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso único focado na ETE de Mogi Mirim, permitindo uma análise detalhada das características e processos do estudo. A coleta de dados baseou-se em entrevistas semiestruturadas aplicadas a servidores públicos da ETE e em análise documental, que forneceu o suporte teórico e contextual. O tratamento e a interpretação sistemática dos dados foram realizados por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin). Os achados revelaram um forte reconhecimento dos Benefícios Ambientais e Econômicos do projeto e uma sólida Contribuição para as dimensões Ambiental e de Governança do tripé ESG, confirmando a eficiência da solução adotada. Contudo, o estudo identificou uma divergência significativa na percepção da dimensão Social e dos impactos diretos pela comunidade local, indicando que a comunicação dos benefícios sociais e o engajamento comunitário permanecem como desafios.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40964
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.