Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40293
Title: Desing e neurodivergência: proposta de acessibilidade em interfaces digitais para fins acadêmicos
Other Titles: Design and neurodivergence: a proposal for accessibility in digital interfaces for academic purposes
Authors: CARVALHO, Douglas Ferreira
FELIPE, Letícia Maria dos Santos
FELTZ, Livia da Silva Cocarelli
SANTANA, Vinicius Garcia
Advisor: OLIVEIRA, Josenilson Costa de
type of document: Monografia
Keywords: Acesso à educação;Cognição;Design;Interface multimídia
Issue Date: Nov-2025
Publisher: 206
Citation: CARVALHO, Douglas Ferreira; FELIPE, Letícia Maria dos Santos; FELTZ, Livia da Silva Cocarelli; SANTANA, Vinicius Garcia. Desing e neurodivergência: porposta de acessibilidade em interfaces digitais para fins acadêmicos. 2025. 40f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Desing de Mídias Digitais) Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025.
Abstract: O presente estudo propõe-se a demonstrar a relevância da acessibilidade cognitiva como um pilar fundamental na concepção do design de interfaces digitais. Este trabalho reconhece a complexidade da interação ativa dos usuários com as telas em seu cotidiano, e a urgência em garantir que as plataformas digitais sejam não apenas funcionais, mas também intuitivas e compreensíveis para todos. Diante da necessidade de melhorar a inclusão e garantir a excelência no design, o objetivo primordial deste projeto é a elaboração de um Manual de Boas Práticas de Acessibilidade Cognitiva em Interfaces Digitais. Este documento será desenvolvido por meio de pesquisas concretas e análises de artigos especializados, garantindo sua validação científica e técnica no campo. O manual resultante será uma contribuição didática e material de apoio, destinado especificamente ao ensino letivo da FATEC (Faculdade de Tecnologia), visando aprimorar a formação dos futuros profissionais. Com essa iniciativa, busca-se fomentar uma cultura de desenvolvimento de interfaces mais inclusivas, éticas e centradas no ser humano, capacitando os estudantes a construir uma web verdadeiramente acessível e equitativa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40293
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESIGN E NEURODIVERGÊNCIA.pdf3.33 MBAdobe PDFView/Open
Anexo-10 DESIGN E NEURODIVERGÊNCIA.pdf
  Restricted Access
146.99 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.