Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40246
Título: Utilização de forno micro-ondas e pilão em substituição à estufa e moinho na preparação de amostras de tecido vegetal
Título(s) alternativo(s): Use of a microwave oven and mortar and pestle as a substitute for an oven and mill in the preparation of plant tissue samples
Autor(es): SILVA, Érica de Souza
SILVA, Gisele dos Santos
SILVA, Jessica Caroline dos Santos
Orientador(es): ZAMARIOLLI, Luis Eduardo Rissato
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Amostragem;Circuitos de micro-ondas;Estufas;Moinhos;Substituição de equipamentos
Data do documento: Jun-2021
Editor: 259
Referência Bibliográfica: SILVA, Érica de Souza; SILVA, Gisele dos Santos; SILVA, Jessica Caroline dos Santos. Utilização de forno micro-ondas e pilão em substituição à estufa e moinho na preparação de amostras de tecido vegetal, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2021.
Resumo: A análise química de tecido vegetal permite o diagnóstico do estado nutricional da planta, auxiliando na recomendação de adubação. As amostras, após a coleta, devem ser lavadas, secas e moídas. No laboratório, isso é feito usando estufa com circulação de ar forçada e moinho de aço. O uso de espectrômetros portáteis é uma nova tecnologia que permite que as amostras sejam analisadas na fazenda, sem a necessidade de envio ao laboratório, entretanto, é necessário que estejam secas e moídas. O forno micro-ondas e o pilão são alternativas de baixo custo e que poderiam substituir a estufa e o moinho no preparo das amostras. Foram coletadas seis amostras foliares de café com o objetivo de avaliar se a substituição da estufa e do moinho por forno micro-ondas e pilão no preparo das amostras de tecidos foliares interfere na qualidade analítica. Para isso, cada amostra foi dividida em 2 partes, sendo que uma parte foi seca na estufa e moída num moinho de aço e a outra parte foi seca em forno micro-ondas e moída com auxílio de um pilão. Posteriormente cada amostra foi analisada usando um espectrômetro. O uso do forno micro-ondas e do pilão no preparo das amostras não afetou a qualidade analítica, mostrando que são alternativas viáveis e de baixo custo para substituir a estufa e o moinho.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40246
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2021_1_ericasilva_utilizacaodefornomicroondas.pdf
  Restricted Access
211.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.