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Title: Uma contribuição ao estudo e desenvolvimento do cluster automotivo reconfigurável
Other Titles: A contribution to the study and development of the reconfigurable automotive cluster
Authors: SANTOS, Cleiton Gonçalves dos
FERNANDES, Fernando de França
Advisor: TORRES, Weslley Medeiros
Other contributor: TORRES, Weslley Medeiros
KANASHIRO, Luis Roberto
CAMPOS, Gustavo Oioli de
type of document: Monografia
Keywords: Eletrônica (aplicações industriais);Engenharia automotiva;Veículos;Tecnologia;Sistemas veiculares;Estudos de caso;Clusters;Sensores
Issue Date: 15-Dec-2012
Publisher: 160
Citation: SANTOS, Cleiton Gonçalves dos ; FERNANDES, Fernando França. Uma contribuição ao estudo e desenvolvimento do cluster automotivo reconfigurável. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2012. 64 f. il.
Abstract: Resumo Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo desenvolver um cluster automotivo com as seguintes funções: velocímetro, tacômetro, indicador de nível de combustível e indicador de temperatura do líquido de arrefecimento, oferecendo ao condutor a opção de reconfigurar o posicionamento dos compo nentes descritos acima. O cluster será desenvolvido em um display gráfico de LCD e será testado no veículo VW Gol CL 1995. Este equipamento possui uma importância relevante para o motorista, pois através dele o motorista consegue processar um fluxo intenso de informações essenciais para o funcionamento do veículo. As informações a que o motorista tem acesso são as mais diversas, tais como: velocidade, rotação do motor, temperatura do líquido de arrefeci mento, quantidade de combustível, entre outras. Os primeiros clusters automo tivos funcionavam com ponteiros acionados mecanicamente através de cabos, que eram ligados diretamente na roda e no motor. Atualmente estes sinais são fornecidos por sensores (digitais ou analógicos) e processados por microcon troladores, transformando o sinal do sensor em informação visual através de ponteiros que são movidos por pequenos motores de passo, garantindo uma maior precisão dos instrumentos e também eliminando a necessidade da liga ção mecânica dos indicadores. O principal objetivo deste projeto é construir um cluster totalmente digital, fornecendo informações claras e precisas sobre o estado de funcionamento do veículo, além da facilidade de alternar entre dife rentes configurações dos instrumentos para diversos modelos de veículos. Abstract This course conclusion work aims to develop an automotive cluster with the following features: Speedometer, speed, engine rotation, cooling liquid tem perature, fuel measure, providing the driver with the option of reconfiguring the placement of the components described above. The cluster will be developed on a graphic LCD display and will be tested in the vehicle VW Gol CL 1995. This equipment has a great importance for the driver, because through it the driver can handle na intense flow of information essential to the operation of the vehicle. The information that the driver has access to, is very different, such as; speed, engine rotation, cooling liquid temperature, fuel measure, among others. The first automotive clusters been used pointers driven mechanically by cables that which connected directly to the wheel and the engine. Currently these sig nals are provided by sensors (digital or analog) and processed by microcontrol lers, transforming the sensor signal on visual information through pointers that are adressed by small step motors, ensuring greater accuracy of instruments and also eliminating the need for indicators mechanical connection. The main objective of this project is to construct a fully digital cluster, providing clear and accurate information about the state of operation of the vehicle, be sides that the easines of switching between configurations of different instru ments for different types of vehicles.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40193
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