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Título: E-Commerc como estratégia de expansão para pequenos negócios
Autor(es): FERREIRA, Daniel Gomes
NUNES, Caue Ralho
SANTOS, Maycon Marques dos
Orientador(es): MATIAS, Andrea Nunes
Outro(s) contribuidor(es): MATIAS, Andrea Nunes
NASCIMENTO JUNIOR, Osmar do
Tipo documental: Projeto de Pesquisa
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas;Empresas
Data do documento: 2-Dez-2025
Editor: 075
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Daniel Gomes; NUNES, Caue Ralho; SANTOS, Maycon Marques dos. E-Commerc como estratégia de expansão para pequenos negócios, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso técnico em administração de empresas) - ETEC Padre José Nunes Dias, Monte Aprazível(SP), 2025.
Resumo: O atual projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) exibe o e-commerce como estratégia de expansão para pequenos negócios no Brasil. O quadro exibe que um grande crescimento do comércio online, que previu um aumento superior a 15% no ano de 2025, sendo um fator que democratiza e possibilita o dono de um pequeno empreendimento superar as barreiras geográficas. A finalidade é demonstrar através de dados os benefícios econômicos, sociais e empresariais da adoção do e-commerce. Considerando tanto as vantagens quanto as desvantagens do mercado digital. A metodologia é de caráter descritivo e quantitativo, onde utiliza como embasamento pesquisas fundamentação teórica e análise de dados e estudo de mercado. Os resultados apontaram que a maior dificuldade para a Microempresa Individual (MEI) é a falta de credibilidade da loja, referido por 42,9% dos entrevistados, sendo a avaliação de outros compradores um fator crítico de sucesso. Compensatoriamente, dentre os benefícios estão: Baixo custo como investimento inicial, versatilidade de horário e extensão do alcance geográfico. A pesquisa também aponta para a importância de ferramentas como o CRM e a Inteligência Artificial, e mostra o impacto social do e-commerce na inclusão digital e bancarização. A conclusão corrobora que o desenvolvimento no ambiente digital pede planejamento estratégico e monitoramento contínuo de métricas financeiras (KPIs) como o Custo de Aquisição dos Clientes (CAC) e o retorno sobre o investimento (ROI).
The current Final Course Project (TCC) presents e-commerce as an expansion strategy for small businesses in Brazil. The table shows that online commerce is experiencing significant growth, with an increase of more than 15% predicted for 2025, which is a factor that democratizes and enables small business owners to overcome geographical barriers. The purpose is to demonstrate, through data, the economic, social, and business benefits of adopting e-commerce, considering both the advantages and disadvantages of the digital market. The methodology is descriptive and quantitative, based on theoretical research, data analysis, and market studies. The results showed that the greatest difficulty for Individual Microenterprises (MEI) is the lack of credibility of the store, mentioned by 42.9% of respondents, with the evaluation of other buyers being a critical success factor. On the other hand, among the benefits are: low initial investment cost, flexible hours, and extended geographical reach. The research also points to the importance of tools such as CRM and Artificial Intelligence, and shows the social impact of e-commerce on digital inclusion and banking. The conclusion corroborates that development in the digital environment requires strategic planning and continuous monitoring of financial metrics (KPIs) such as Customer Acquisition Cost (CAC) and Return on Investment (ROI).
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39816
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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