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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39762| Título: | Projeto técnico do viaduto Heley de Abreu Silva Batista na avenida Marechal Rondon: análise estrutural, construtiva, licenciamento e mobilidade urbana em Barueri |
| Título(s) alternativo(s): | Technical project for the Heley de Abreu Silva Batista viaduct on Marechal Rondon Avenue: structural and construction analysis, licensing, and urban mobility in Barueri. |
| Autor(es): | FERREIRA, Gabriel Rodrigues Ribeiro RAMOS, Janaina Oliveira LEIRIA, Jonathan Rafael dos Santos |
| Orientador(es): | POLICARPO, Beatriz |
| Outro(s) contribuidor(es): | TAVARES, Tadeu Zaccarelli OLIVEIRA, Margibel Adriana de |
| Tipo documental: | Monografia |
| Palavras-chave: | Viadutos;Infraestrutura;Mobilidade urbana |
| Data do documento: | Dez-2025 |
| Editor: | 209 |
| Referência Bibliográfica: | FERREIRA, Gabriel Rodrigues Ribeiro; RAMOS, Janaina Oliveira; LEIRIA, Jonathan Rafael dos Santos. Projeto técnico de viaduto Heley de Abreu Silva Batista na avenida Marechal Rondon: análise estrutural, construtiva, licenciamento e mobilidade urbana em Barueri. 2025. 35f.Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Transporte Terrestre) Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025. |
| Resumo: | Este estudo aprofunda o iniciado do projeto sobre Obras de Arte Especiais (OAE),
focando no projeto técnico do viaduto Heley de Abreu Silva Batista, localizado na
Avenida Marechal Rondon, conectando Carapicuíba a Barueri, com extensão para
bairros como Parque Viana, Maria Helena e Jardim Líbano, próximo à Estação Antônio
João da CPTM. O viaduto visa aliviar o tráfego de veículos provenientes de
Carapicuíba para Barueri, reduzindo congestionamentos e melhorando o fluxo de
saída, especialmente em horários de pico onde atrasos chegam a 15-20 minutos
devido a cruzamentos em nível e intervenções viárias. Baseado em análises
geotécnicas detalhadas (como sondagens revelando solos argilosos com resistência
média), topográficas (com desníveis de até 12 metros), de tráfego (volume médio de
25.000 veículos/dia, com picos de 3.000/hora) e licenciamento ambiental e municipal
(incluindo EIA simplificado e aprovações pela CETESB e Prefeitura de Barueri), o
projeto adota uma tipologia de viaduto convencional em concreto armado com vigas
pré-moldadas em "I" e laje moldada in loco, com vãos médios de 30 a 50 metros para
otimizar custos e execução. São apresentados métodos construtivos por montagem
de elementos pré-fabricados (reduzindo tempo em 30% comparado a moldados in
loco), impactos ambientais e socioeconômicos (como redução de emissões de CO2 e
criação de empregos), simulações de carga (verificando deformações < L/400),
durabilidade (vida útil de 80 anos com inspeções periódicas), licenciamento (LP, LI e
LO com mitigações como plantio compensatório), cronograma físico-financeiro
preliminar (com Gantt e VPL positivo), desenhos da estrutura (cortes e diagramas em
AutoCAD) e modelos de visualização. O custo estimado é de R$ 80 milhões (30%
inferior a estruturas estaiadas devido à pré-fabricação), com prazo de execução de 18
meses, refletindo a simplicidade, eficiência e sustentabilidade da estrutura
convencional, alinhada a projetos municipais como o Programa de Recapeamento
2025 que já revitalizou 30,5 km de vias na região. This study expands on the initial project about Special Art Structures (OAE), focusing on the technical design of the Heley de Abreu Silva Batista Viaduct on Avenida Marechal Rondon, connecting Carapicuíba to Barueri, extending to neighborhoods such as Parque Viana, Maria Helena, and Jardim Líbano, near the Antônio João CPTM Station. The viaduto aims to relieve traffic from Carapicuíba to Barueri, reducing congestion and improving outflow, particularly in peak hours where delays reach 15 20 minutes due to level crossings and road interventions. Based on detailed geotechnical analyses (such as borings revealing clayey soils with medium resistance), topographic surveys (with elevations up to 12 meters), traffic studies (average volume of 25,000 vehicles/day, peaks of 3,000/hour), and environmental and municipal licensing (including simplified EIA and approvals by CETESB and Barueri City Hall), the project adopts a conventional reinforced concrete viaduct typology with pre-cast "I" beams and in-situ cast slab, with average spans of 30 to 50 meters to optimize costs and execution. Pre-cast assembly construction methods (reducing time by 30% compared to in-situ casting), environmental and socioeconomic impacts (such as CO2 emission reductions and job creation), load simulations (verifying deflections < L/400), durability (80-year service life with periodic inspections), licensing (LP, LI, and LO with mitigations like compensatory planting), a preliminary physical-financial schedule (with Gantt and positive NPV), structural drawings (sections and diagrams in AutoCAD), and visualization models are presented. The estimated cost is R$ 80 million (30% lower than stayed structures due to prefabrication), with an 18-month execution period, reflecting the simplicity, efficiency, and sustainability of the conventional structure, aligned with municipal projects like the 2025 Resurfacing Program that has revitalized 30.5 km of roads in the region. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39762 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
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|---|---|---|---|---|
| PROJETO TECNICO DO VIADUTO HELEY.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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