Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39532
Título: Adaptive Cruise Control (ACC), estudo da ação do efeito Doppler baseado na utilização do sensor radar
Título(s) alternativo(s): Adaptive Cruise Control (ACC): A study of the Doppler effect based on the use of a radar sensor
Autor(es): SILVA, Shelliton Vieira Rocha
DIAS, Lucas Soares
Orientador(es): FARIAS, Reginaldo de Jesus Costa
Outro(s) contribuidor(es): FARIAS, Reginaldo de Jesus Costa
TORRES, Weslley Medeiros
LAZARINI, Leonardo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Eletrônica (aplicações industriais);Engenharia automotiva;Tecnologia;Veículos automotores;Sistemas veiculares;Sensores
Data do documento: 17-Dez-2012
Editor: 160
Referência Bibliográfica: SILVA, Shelliton Vieira Rocha ; DIAS, Lucas Soares. Adaptive Cruise Control (ACC), estudo da ação do efeito Doppler baseado na utilização do sensor radar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2012. 56 f. il.
Resumo: RESUMO As tecnologias utilizadas na eletrônica embarcada dos veículos automotores renovam-se constantemente, tanto na parte mecânica, elétrica como segurança e conforto. O ACC – Adap tive Cruise Control (Controle Adaptativo de Velocidade Cruzeiro) esta integrado neste meio e se renova desde sua criação. Essa dissertação apresenta como foco principal a evolução histórica do ACC desde sua origem, assim como a demonstração dos novos segmentos deste sistema de conforto que fo ram introduzidos para que o ACC se tornasse um dos itens primordiais na aquisição de um veículo, e por fim, analisar a ação do efeito Doppler com base na utilização do sensor RA DAR presente no ACC. Deste modo, será apresentado o contexto histórico do piloto automático, para uma maior facilidade na compreensão da pesquisa em questão, em seguida, será feito uma análise de caso do ACC, mostrando a metodologia aplicada neste sistema assim como o fluxograma para me lhor entendimento do processo de funcionamento a motivação pela escolha do projeto e os novos segmentos utilizados nos dias atuais. E chegando assim as conclusões finais, resultados alcançados, deixando nossa contribuição para outras propostas. ABSTRACT The technologies used in the embedded electronics of automotive vehicles are renewed constantly, both in the mechanical and electrical segments as well as in the safety and comfort segments. The ACC (Adaptive Cruise Control) is integrated in this environment and has been renewing itself since its inception. This dissertation presents as its main focus the historical evolution of ACC since its cre ation, as well as the demonstration of new segments of the comfort system that were intro duced for ACC to become one of the most considered items at the time of a vehicle purchase. To conclude this dissertation, an analysis of the action of the Doppler Effect based on the use of the RADAR sensor in ACC will also be presented. In sum, the historical context of Automatic Pilot will be introduced, thus facilitating the knowledge base necessary to understand the study in question. Subsequently, an analysis will be done showing the methodology applied in this system as well as the flow chart for a better understanding of the functionality of the process, the reasons behind the selection of this pro ject, and the new segments used nowadays. Then, the final conclusions, achievements, leaving our contribution for future proposals.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39532
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.