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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39526| Title: | Assistente de mudança de faixa |
| Other Titles: | Lane change assist |
| Authors: | ANDRADE, Gustavo Matos de FREDIANI, Tiago |
| Advisor: | DELATORE, Fábio |
| Other contributor: | DELATORE, Fábio ABRAHÃO, Luciano Breve NAKAKURA, Carlos Jun |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Eletrônica (aplicações industriais);Engenharia automotiva;Tecnologia;Sensores;Redes e comunicação de dados;Sistemas veiculares;Rodovias |
| Issue Date: | 15-Dec-2012 |
| Publisher: | 160 |
| Citation: | ANDRADE, Gustavo Matos de ; FREDIANI, Tiago. Assistente de mudança de faixa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2012. 70 f. il. |
| Abstract: | RESUMO Com a evolução da eletrônica embarcada cada vez mais as indústrias do ramo automotivo desenvolvem e aprimoram seus sistemas de controle eletrônico para atuar em diversos segmentos da área automobilística, tanto em manufatura quanto em tecnologia agregada em seu produto final. A eletrônica embarcada está presente em diversos sistemas do veículo atuando em segurança passiva e segurança ativa, visando a segurança dos ocupantes no interior do veículo, reduzindo os riscos de acidentes causados por limitações do uso do veículo e habilidade do condutor. Devido a essa evolução da eletrônica tornou se possível a integração dos sistemas existentes e o desenvolvimento de outros sistemas combinados que utilizam as informações de outros sistemas para seu funcionamento como o ASSISTENTE DE MUDANÇA DE FAIXA que abordaremos nesse trabalho. Mudar de faixa em rodovias e estradas parece uma tarefa fácil ao condutor, mas oferece grande risco de acidentes devido ao ponto morto de visão, o chamado “ponto cego” do retrovisor, onde o veículo que está na outra faixa não é visualizado. Atualmente, além das mudanças na carroceria para uma melhor visualização da coluna A, como aplicação de vidro e maior expansão do retrovisor, temos sistemas eletrônicos para detectar a presença de veículo em aproximação ou em raio de uma possível colisão. Dentre os vários sistemas de auxílio ao condutor para mudar de faixa que existem atualmente no mercado, vamos estudar o sistema da Volkswagen “sistema de auxílio de mudança de faixa” e o da Mercedes-Benz “assistente do ponto cego”, em conjunto com suas tecnologias que o tornam possível, como sistema de freio ABS, protocolo CAN, central de bordo e conforto e também discorre sobre estudo de sensores de radar, e como os mesmos são utilizados para monitorar o ponto cego do veículo. Dentro deste contexto, este trabalho propõe a implantação de um sistema similar em um modelo, para que este identifique uma possível aproximação de um veículo, quando for identificada a intenção de troca de faixa pelo condutor de modo a evitar uma possível colisão. ABSTRACT The electronic’s evolution of the industries increase their electronic control systems to operate in different segments of the automobile industry, both in manufacturing technology and in aggregating their final product. The onboard electronics are present in various vehicle systems acting in passive safety and active safety seeking the safety of the occupants inside the vehicle, reducing the risk of accidents caused by limitations of the use of the vehicle and the driver's skill. However, this evolution of electronics made it possible to integrate existing systems and the development of other systems combined for using information from other systems to function as ASSISTANT TRACK CHANGE, this is the aim of this work. Changing lanes on roads and highways seems to be an easy task for the driver, but offers great risk of accidents because of neutral point vision which means "blind spot" of the rear view mirror, where the vehicle is in the other lane is not displayed. Currently, never the less the changes in the body for a better view of column A, as glass application and further expansion of the rearview, having electronic systems to detect the presence of oncoming vehicle or radius of a possible collision. Among the various systems of assistance to the driver to change lanes that currently exist in the market, we study the system of Volkswagen’s "system aid of lane change" Mercedes-Benz’s system “assistant blind spot” and the technologies that make it possible, as ABS brake system, central board and comfort and also discusses study radar sensors, and how they are used to monitor the blind spot of the vehicle. Within this context, this paper proposes the implementation of a similar system in a model so that it identifies a possible approach of a vehicle, when identify the gear change intention by the driver to avoid a possible collision |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39526 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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