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Title: Logística reversa como fonte de vantagem competitiva
Other Titles: Reverse logistics as a source of competitive advantage
Authors: CARLOS, Ana Paula de Géia Martins
Advisor: ZORZO, Adalberto
type of document: Artigo científico
Keywords: Logística reversa
Issue Date: 1-Jun-2019
Publisher: 004
Citation: CARLOS, Ana Paula de Géia Martins.Logística reversa como fonte de vantagem competitiva, 2019. Artigo de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2019. Trabalho apresentado no X Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog Guarulhos, 2019
Abstract: A mudança nos padrões de consumo, somados à acentuada redução do ciclo de vida dos produtos, vem elevando o nível de geração de resíduos na natureza, necessitando que ações sejam tomadas para minimizar o dano. Para isso acontecer, as organizações precisam adotar táticas que as diferenciem dos concorrentes, tanto no que diz respeito às boas práticas com o meio ambiente, quanto para se manter em evidência no atual mercado globalizado. Com a disseminação da logística reversa, está havendo uma transformação na relação entre cliente e empresa, buscando a integração de todos os envolvidos na cadeia produtiva, desde a fabricação, consumo até a devolução de parte ou de todo o bem, revalorizando o mesmo de alguma forma. Este artigo buscou identificar, por meio de revisão das literaturas, revistas, sites e artigos, que a logística reversa, a partir do pós consumo ou pós-venda, se torna cada dia mais, uma estratégia para a que a corporação obtenha, além de retornos financeiros, um valor agregado à imagem corporativa. Com isso, concluiu-se a partir do estudo realizado e dos dados dos autores pesquisados, que a vantagem competitiva é o principal motivo para a viabilidade e adoção da logística reversa nas empresas, uma vez que a partir dela, há o aumento do nível de serviço e da satisfação do cliente.
The change in consumption patterns, coupled with the marked reduction of the product life cycle, has been increasing the level of waste generation in nature, requiring that actions be taken to minimize the damage. For this to happen, organizations need to adopt tactics that differentiate them from competitors, both with regard to good practices with the environment, and to stay in evidence in today's globalized marketplace. With the spread of reverse logistics, there is a transformation in the relationship between customer and company, seeking the integration of all those involved in the production chain, from manufacturing, consumption to the return of part or all of the good, revaluing the same of some form. This article sought to identify, through a review of literature, magazines, websites and articles, that the reverse logistics, after post-consumption or post-sale, becomes increasingly a strategy for the corporation to obtain, in addition to financial returns, an added value to the corporate image. With this, it was concluded from the study carried out and the data of the authors, that competitive advantage is the main reason for the feasibility and adoption of reverse logistics in companies, since from it, there is an increase in the level of service and customer satisfaction.
Description: Artigo apresentado no X FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 10, 31 de maio a 01 de junho de 2019. Faculdade de Tecnologia de Guarulhos.Curso de Tecnologia em Logística) Logística 4.0 & a Sociedade do Conhecimento
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3893
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