Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38733
Título: Comércio exterior de serviços: um balanço das relações comerciais bilaterais entre Brasil e países do BRICS (2017-2023)
Autor(es): SILVA, Erisvaldo Félix
Orientador(es): BRAGA, Jacy Ferreira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços;Comércio exterior;Balança comercial
Data do documento: Jul-2025
Editor: 167
Referência Bibliográfica: SILVA, E.F. da; BRAGA, J.F. Comércio exterior de serviços: um balanço das relações comerciais bilaterais entre Brasil e países BRICS (2017-2023). Guarulhos: Fatec Guarulhos, 2025. 41p. Trabalho de Graduação (Tecnólogo em Comércio Exterior) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Faculdade de Tecnologia de Guarulhos.
Resumo: Esta pesquisa busca examinar as trocas de serviços entre o Brasil e as nações do BRICS (Rússia, Índia, China e África do Sul), avaliando o período de 2017 até 2023. Os dados quantitativos utilizados foram retirados de fontes oficiais, tanto do Brasil quanto de outros países, como a OMC e o Governo Federal, seguindo a classificação EBOPS. A pesquisa é descritiva e documental, utilizando livros e artigos sobre Comércio Exterior, Relações Internacionais e Economia. Durante o estudo, doze categorias da balança de serviços são apresentadas, permitindo entender os saldos positivos e negativos nas relações entre os países. Os resultados mostram que o Brasil tem uma atuação desigual nesse setor, com bom desempenho nos serviços de transporte e manutenção (principalmente com China e Índia) e resultados fracos em serviços financeiros, empresariais e tecnológicos, onde o país tem apresentado grandes déficits, indicando dependência de outros países. A pandemia de COVID-19 também teve um grande impacto, com forte queda nos serviços de turismo. A conclusão é que o comércio de serviços, apesar de ser menosprezado em relação ao comércio de produtos, é muito importante na economia atual e merece mais atenção nas estratégias de internacionalização. A criação de laços mais fortes com os países do BRICS, junto com o investimento em inovação e tecnologia, é uma forma de diminuir as diferenças e aumentar a capacidade do Brasil de competir no mundo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38733
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.