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Title: Fusão e aquisição de empresas: comportamento do consumidor nas Regiões Norte / Oeste de SP
Other Titles: Mergers and acquisitions: consumer behavior in the North/West regions of São Paulo.
Authors: MORAIS, Adélia Pereira de
SANTOS, Camila de Oliveira
BEZERRA, Cristiane Gomes
SILVA, Jorge Lucas Alves da
BEZERRA, Lucas Gomes
ASSIS, Vagner Siqueira
Advisor: SANTOS, Luiz Carlos Terra dos
Other contributor: LUNA, Ana Paula Martiniano de
SANTOS, Carlos Roberto Ramalho dos
SILVA, Luiz Carlos Ribeiro da
MATOS, Rute Marivan Pinheiro de
ALMEIDA JUNIOR, Armando de
type of document: Projeto de Pesquisa
Keywords: Fusão e aquisição de empresas;Comportamento do consumidor;Supermercado;Crise econômica
Issue Date: 2018
Publisher: 041
Citation: MORAIS, Adélia Pereira de; SANTOS, Camila de Oliveira; BEZERRA, Cristiane Gomes; SILVA, Jorge Lucas Alves da; BEZERRA, Lucas Gomes; ASSIS, Vagner Siqueira. Fusão e aquisição de empresas: comportamento do consumidor nas Regiões Norte / Oeste de SP. Projeto de Pesquisa. (Curso Técnico em Administração) -- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2018.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor em um processo de F&A (Fusão e Aquisição) em redes de supermercados em bairros de diferentes classes sociais. O estudo propõe investigar o motivo desse fenômeno e analisando os fatores que ocasionam no sucesso ou fracasso das F&A. A metodologia adotada consiste no método dedutivo, levantamento e estudo de caso múltiplo, pra os métodos de abordagem. Os dados foram obtidos a partir de questionários e observação direta nos objetos de estudo constituídos nos estabelecimentos A e B. Apesar das diferenças encontradas nos bairros pesquisados e dos diferentes perfis dos consumidores entrevistados, os resultados encontrados correspondem à positividade das F&A nas redes de supermercados, provando também que, apesar da crise econômica em que o país se encontra, os clientes se mantem exigentes perante à qualidade dos produtos, preferindo pagar mais por isso. E que as redes de mercados populares têm maior facilidades de atrair consumidores do que as redes de alto padrão.
This study aims to analyze consumer behavior in a merger and acquisition (M&A) process in supermarket chains in neighborhoods of different social classes. The study proposes to investigate the reasons for this phenomenon and analyze the factors that lead to the success or failure of M&A. The methodology adopted consists of the deductive method, survey, and multiple case study approach. Data were obtained from questionnaires and direct observation of the study subjects in establishments A and B. Despite the differences found in the neighborhoods surveyed and the different profiles of the consumers interviewed, the results indicate a positive impact of M&A in supermarket chains, also proving that, despite the economic crisis the country is experiencing, customers remain demanding regarding product quality, preferring to pay more for it. Furthermore, it shows that popular supermarket chains have greater ease in attracting consumers than high-end chains.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38402
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