Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Luiz Carlos Terra dos-
dc.contributor.authorMORAIS, Adélia Pereira de-
dc.contributor.authorSANTOS, Camila de Oliveira-
dc.contributor.authorBEZERRA, Cristiane Gomes-
dc.contributor.authorSILVA, Jorge Lucas Alves da-
dc.contributor.authorBEZERRA, Lucas Gomes-
dc.contributor.authorASSIS, Vagner Siqueira-
dc.contributor.otherLUNA, Ana Paula Martiniano de-
dc.contributor.otherSANTOS, Carlos Roberto Ramalho dos-
dc.contributor.otherSILVA, Luiz Carlos Ribeiro da-
dc.contributor.otherMATOS, Rute Marivan Pinheiro de-
dc.contributor.otherALMEIDA JUNIOR, Armando de-
dc.date.accessioned2025-11-12T16:54:46Z-
dc.date.available2025-11-12T16:54:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMORAIS, Adélia Pereira de; SANTOS, Camila de Oliveira; BEZERRA, Cristiane Gomes; SILVA, Jorge Lucas Alves da; BEZERRA, Lucas Gomes; ASSIS, Vagner Siqueira. Fusão e aquisição de empresas: comportamento do consumidor nas Regiões Norte / Oeste de SP. Projeto de Pesquisa. (Curso Técnico em Administração) -- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38402-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor em um processo de F&A (Fusão e Aquisição) em redes de supermercados em bairros de diferentes classes sociais. O estudo propõe investigar o motivo desse fenômeno e analisando os fatores que ocasionam no sucesso ou fracasso das F&A. A metodologia adotada consiste no método dedutivo, levantamento e estudo de caso múltiplo, pra os métodos de abordagem. Os dados foram obtidos a partir de questionários e observação direta nos objetos de estudo constituídos nos estabelecimentos A e B. Apesar das diferenças encontradas nos bairros pesquisados e dos diferentes perfis dos consumidores entrevistados, os resultados encontrados correspondem à positividade das F&A nas redes de supermercados, provando também que, apesar da crise econômica em que o país se encontra, os clientes se mantem exigentes perante à qualidade dos produtos, preferindo pagar mais por isso. E que as redes de mercados populares têm maior facilidades de atrair consumidores do que as redes de alto padrão.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze consumer behavior in a merger and acquisition (M&A) process in supermarket chains in neighborhoods of different social classes. The study proposes to investigate the reasons for this phenomenon and analyze the factors that lead to the success or failure of M&A. The methodology adopted consists of the deductive method, survey, and multiple case study approach. Data were obtained from questionnaires and direct observation of the study subjects in establishments A and B. Despite the differences found in the neighborhoods surveyed and the different profiles of the consumers interviewed, the results indicate a positive impact of M&A in supermarket chains, also proving that, despite the economic crisis the country is experiencing, customers remain demanding regarding product quality, preferring to pay more for it. Furthermore, it shows that popular supermarket chains have greater ease in attracting consumers than high-end chains.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher041pt_BR
dc.subjectFusão e aquisição de empresaspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSupermercadopt_BR
dc.subjectCrise econômicapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleFusão e aquisição de empresas: comportamento do consumidor nas Regiões Norte / Oeste de SPpt_BR
dc.title.alternativeMergers and acquisitions: consumer behavior in the North/West regions of São Paulo.pt_BR
dc.typeProjeto de Pesquisapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2018_adelia_pereira_de_morais_fusao_e_aquisicao_d.pdf
  Restricted Access
16.85 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.