Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCARVALHO, Denílson Luiz de-
dc.contributor.authorGATO, Andressa de Souza-
dc.contributor.authorALMEIDA, Juan Henrique Luiz de-
dc.contributor.authorSANTOS, Geovanna Oliveira-
dc.contributor.otherCARVALHO, Denílson Luiz de-
dc.contributor.otherSANTOS, Claudia Pereira dos-
dc.contributor.otherPEREIRA, Simone dos Santos-
dc.date.accessioned2025-11-11T14:22:54Z-
dc.date.available2025-11-11T14:22:54Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationGATO, Andressa de Souza; ALMEIDA, Juan Henrique Luiz de; SANTOS, Geovanna Oliveira. Expansão internacional no setor de alimentação: o caso do madero e as dificuldades no mercado Norte-Americano, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Praia Grande, Praia Grande, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38317-
dc.description.abstractEste trabalho analisa o processo de expansão internacional no setor de alimentação, com foco no estudo de caso da rede brasileira de restaurantes Madero. O objetivo é compreender os principais desafios enfrentados pela empresa ao tentar se consolidar no mercado norte-americano, identificando os fatores que dificultaram sua adaptação e desempenho. Para isso, o estudo contextualiza os modelos de entrada utilizados por empresas do setor, as características e barreiras do comércio internacional de alimentos, além de apresentar casos comparativos de sucesso e insucesso na internacionalização de restaurantes. A metodologia utilizada é qualitativa e exploratória, com base em pesquisa bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam que fatores como diferenças culturais, forte concorrência local, adaptação insuficiente do modelo de negócios e gestão centralizada contribuíram para as dificuldades enfrentadas pelo Madero nos Estados Unidos.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes the international expansion process in the food service sector, focusing on the case of the Brazilian restaurant chain Madero. The objective is to understand the main challenges faced by the company in its attempt to establish itself in the North American market, identifying the key factors that hindered its adaptation and performance. The research discusses the entry strategies adopted by companies in the sector, the characteristics and barriers of international food trade, and presents comparative cases of successful and unsuccessful restaurant internationalization efforts. The methodology is qualitative and exploratory, based on bibliographic research and document analysis. The results indicate that cultural differences, strong local competition, insufficient adaptation of the business model, and centralized management contributed to Madero’s difficulties in the United States.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher129pt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleExpansão internacional no setor de alimentação: o caso do madero e as dificuldades no mercado Norte-Americano.pt_BR
dc.title.alternativeInternational expansion in the food sector: the case of Madero and the difficulties in the North American marketpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
comex_2025_1_andressagato_expansaointernacional.pdf384.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.